Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma. Você pode projetar ou escrever na lousa.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que professor pretende desenvolver na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça aos alunos que individualmente descubram de quantas maneiras diferentes uma pessoa pode se vestir tendo a disposição duas blusas, duas saias, duas calças, duas bermudas, uma sapatilha e um tênis, solicitando para ele aponte, pelo menos 10 dessas combinações.
Caro professor, durante a discussão da situação você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, numérico.
Propósito: Estimular a representação de mais de uma solução na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- A composição “saia rosa, blusa listrada e tênis azul” é a mesma que “saia rosa, blusa listrada e tênis verde”?
- Se Ana optar por compor seu look somente com shorts, quantas seriam suas possibilidades? Qual a que você acharia mais interessante?
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 - 16 minutos.
Orientação: Entregue cópias da atividade ou projete-a na lousa, leia a pergunta aos alunos e divida a turma em duplas. Estimule-os a propor algumas possíveis representações para solucionar o problema. Aguarde 6 minutos para que alunos discutam e registrem a resposta. Solicite o registro da solução no caderno. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhe o que discutiram.
Propósito: Resolver problema com mais de uma solução.
Discuta com a turma:
- Como ela poderia pagar usando o menos número de cédulas e moedas possível?
- Se ela quisesse usar o maior número de cédulas e\ou moedas como seria esta composição?
- Como seria o pagamento se ela tivesse condições de pagar somente em moedas?
- Que valor múltiplo de 10 ela poderia pagar ao fornecedor para que recebesse o menor troco possível?
- Quantos jeitos você encontrou?
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar a solução com os alunos que encontram dificuldades.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 5 e 6).
Orientação: Peça aos grupos de alunos para compararem suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.
Propósito: Discutir possíveis soluções para a situação, estabelecendo comparações entre os pares e a turma.
Discuta com a turma:
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Sua resposta foi igual a de seus colegas?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 11 e 12).
Orientação: Peça para os grupos de alunos comparar suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.
Propósito: Levar o aluno a ser protagonista no processo de resolução de problemas com mais de uma solução.
Discuta com a turma:
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Quais foram seus pontos fracos e fortes, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Realize o encerramento da aula retomando com os alunos a ideia tratada na aula, sobre problemas com múltiplas soluções, a fim de que eles entendam que todas as possibilidades nesse tipo de situação devem ser aceitas.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Se você fosse o fornecedor você gostaria de receber o pagamento em moedas? Por quê?
- Informe uma situação do cotidiano que pode ter mais de uma solução.
Raio X - ampliação - problemas com mais de uma solução
Tempo sugerido: 5 - 11 minutos.
Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da atividades, para que individualmente crie estratégias que venham mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema. A atividade de raio - x tem por objetivo identificar quais alunos compreenderam o objetivo da aula do dia, para aproximar o aluno do conceito permita que participem da aula, faça perguntas que leve o aluno a organizar as informações contidas no exercício e estimular a interação entre aluno - professor e aluno - aluno , falar que o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Propósito: Avaliar a aprendizagem referente à resolução de problemas com mais de uma solução.
Discuta com a turma:
- Qual das opções você achou mais fácil de compor? Por quê?
- Os resultados seus e de seus colegas foram iguais?