Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ampliação - Resolver problemas com infográfico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Computador ou notebook.
- Projetor.
- Internet.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Acesse a versão para impressão da atividade de aquecimento clicando aqui e a resolução da atividade de aquecimento clicando aqui.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- O que se manteve como pensava? O que mudou?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
- Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos pedir que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar. Faça o download desta atividade principal para imprimir clicando aqui e da resolução da atividade principal clicando aqui.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos os tipos de infográficos.
Utilize o download das atividades complementares clicando aqui, acesse o download da resolução clicando aqui.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
- Materiais complementares:
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reservar um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10-15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Pedir para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.
Propósito: Sintetizar o conhecimento sobre infográficos e seus tipos sendo versus, lista e animado.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - Ampliação - Resolver problemas com infográfico
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 16 e 17).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade.
Discuta com a turma:
- Qual o título do infográfico?
- Que informação o infográfico traz?
- Você está de acordo com as informações contidas no infográfico? Por quê?
- Qual estratégia você utilizaria para verificar a veracidade das informações contida no infográfico?
Ampliando:
Sugira aos alunos que façam uma pesquisa na escola, pergunte qual o horário que os alunos costumam postar mensagens nas redes sociais, depois pode sugerir que criem um infográfico explanado o resultado da pesquisa e compare as conclusões com a atividade de raio - x.
Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.
Acesse a atividade para impressão clicando aqui e resolução aqui.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP08
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Raio X
Atividade Raio X
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Solicite aos alunos que, individualmente, faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim, observando as imagens, analisando as informações ali contidas e registrando suas observações. A interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade. Para facilitar a compreensão sugira que leiam o artigo “Quatorze tipos de infográficos que podem ser usados em sua estratégia” disponível em: https://marketingdeconteudo.com/tipos-de-infografico, (acesso em 04 de jul 2020). O objetivo é que o aluno reconheça que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio ou vídeo e pode abordar qualquer assunto. É importante que ele aprenda a analisar e extrair as informações através desta análise. Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as informações na seção “Encerramento”, deste Plano de Aula, elas serão úteis da condução desta etapa. Peça que as duplas compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, faça uma reflexão coletiva sobre os cuidados necessários com postagens e comentários nas Redes sociais, visto que a dinâmica, a velocidade e o alcance de uma publicação não se limitam apenas àquelas pessoas conhecidas e integrantes de sua rede social. Pior ainda, uma vez publicada, aquela postagem não tem mais volta, ficando exposta o tempo todo, tornando-se acessível a qualquer usuário da rede. E, além disso, podem causar um prejuízo financeiro e pessoal também ao autor da publicação.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para reflexão em relação ao acesso e publicações na Web. É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Computador ou notebook.
- Projetor.
- Internet.