Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problema: investigando com estratégias próprias
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.
Conceito-chave
Problemas de investigação, regularidades.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que se pretende desenvolver na aula.