Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar e aplicar a propriedade de elemento neutro na adição, reconhecendo esta propriedade como um padrão de regularidade.
- Efetuar adições que envolvem o zero como elemento neutro, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Conceitos-chaves
- Padrões de regularidade do zero como elemento neutro da adição.
Recursos necessários
- Calculadoras (preferencialmente uma por aluno ou uma por dupla);
- Data-show;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, caderno, quadro, giz.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido e apresente a resolução no quadro. Após as discussões com a turma sobre o zero na adição, mostre que, uma maneira fácil de resolver é “desconsiderar” os zeros, que, ao serem somados, continuarão sendo zero e, mentalmente, somar o 1 + 2 + 3 = 6, colocando o zero na ordem das unidades, teremos o 60 como resultado.
Resolução: 10 + 20 + 30 = 60 cupcakes.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o zero em operações de adição.
Discuta com a turma:
- Podemos resolver mentalmente?
- Qual foi a forma mais rápida que vocês encontraram para calcular?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Quem pode explicar por que nesta sequência alguns números terminam com zero e outros não?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Quem pode explicar por que nesta sequência alguns números terminam com zero e outros não?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém utilizou outra forma para chegar ao resultado
- As operações que você recebeu de seu colega também apresentam essa regularidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos utilizando mais um exemplo com o auxílio da calculadora.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Sem calcular, é possível estimar qual foi o item mais vendido no fim de semana?
- Alguém percebeu algo em comum nas somas dessas quantidades?
Materiais complementares: