11146
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descobrindo sequências numéricas.

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 17/07/2018
Código: MAT1_03NUM08

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Ordenação e sequências numéricas.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica

Objetivos específicos

Agrupar numerais em  uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 3 alunos de sua turma, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos, etc.














Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize a turma em grupos com 3 alunos. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada grupo de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Deixe disponível também materiais para contagem (palitos, tampinhas, etc). Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Aplicar o conhecimento sobre a sequência numérica de 2 em 2 uma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
  • Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular (contar)?
  • Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?

Obs.: É necessário que a cada questionamento os alunos sejam incentivados a conversar entre si para decidirem a resposta.Eles precisam ser encorajados a pensar, raciocinar e registrar o resultado para cada situação problema proposta. Esclareça que, ao final, serão escolhidos pela própria equipe um representante para explicar no quadro a resolução. É fundamental que o professor tenha uma postura incentivadora pela troca de ideias entre as crianças, para que elas possam expressar o raciocínio que utilizaram, incentivando o grupo a concordar ou não com a resposta dada. Evite dizer se a resposta é certa ou errada, mas provoque a troca de pontos de vista entre elas. “O conhecimento lógico-matemático deve ser construído individualmente pela criança… inventando seus próprios procedimentos, elas também constroem alicerces melhores para o aprendizado subsequente” (Constance Kamii). Esse conhecimento é incitado na interação social, em que a criança é estimulada pela troca de ideias.

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
  • Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular(contar)?
  • Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente, Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Encerramento select-down

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar as descobertas das sequências em cada atividade, ressaltando as diferentes contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Propósito: Retomar a ideia de que existem diferentes formas de sequenciar quantidades.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Orientações: Entregue uma cópia do quadro de registro para cada aluno e depois, dos quadros numéricos.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito:Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor que cada criança receberá no total?
  • João deverá receber apenas notas de 5 reais, se ele receber duas notas quanto ele terá? E se receber 3? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para ter 20 reais? E para ter 100?
  • Ana terá apenas notas de 10 reais, se ela receber duas notas quanto terá? E se receber 4, qual será o valor? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para receber 50 reais? E para receber 100 reais?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica

Objetivos específicos

Agrupar numerais em  uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 3 alunos de sua turma, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos, etc.













Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize a turma em grupos com 3 alunos. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada grupo de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Deixe disponível também materiais para contagem (palitos, tampinhas, etc). Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Aplicar o conhecimento sobre a sequência numérica de 2 em 2 uma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
  • Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular (contar)?
  • Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?

Obs.: É necessário que a cada questionamento os alunos sejam incentivados a conversar entre si para decidirem a resposta.Eles precisam ser encorajados a pensar, raciocinar e registrar o resultado para cada situação problema proposta. Esclareça que, ao final, serão escolhidos pela própria equipe um representante para explicar no quadro a resolução. É fundamental que o professor tenha uma postura incentivadora pela troca de ideias entre as crianças, para que elas possam expressar o raciocínio que utilizaram, incentivando o grupo a concordar ou não com a resposta dada. Evite dizer se a resposta é certa ou errada, mas provoque a troca de pontos de vista entre elas. “O conhecimento lógico-matemático deve ser construído individualmente pela criança… inventando seus próprios procedimentos, elas também constroem alicerces melhores para o aprendizado subsequente” (Constance Kamii). Esse conhecimento é incitado na interação social, em que a criança é estimulada pela troca de ideias.

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
  • Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular(contar)?
  • Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)

Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente, Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar as descobertas das sequências em cada atividade, ressaltando as diferentes contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Propósito: Retomar a ideia de que existem diferentes formas de sequenciar quantidades.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Orientações: Entregue uma cópia do quadro de registro para cada aluno e depois, dos quadros numéricos.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito:Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor que cada criança receberá no total?
  • João deverá receber apenas notas de 5 reais, se ele receber duas notas quanto ele terá? E se receber 3? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para ter 20 reais? E para ter 100?
  • Ana terá apenas notas de 10 reais, se ela receber duas notas quanto terá? E se receber 4, qual será o valor? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para receber 50 reais? E para receber 100 reais?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica

Objetivos específicos

Agrupar numerais em  uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 3 alunos de sua turma, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos, etc.














Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes