11083
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Regularidades em sequências geométricas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre regularidades em sequências geométricas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

  • Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências, identificando o padrão das mesmas.

Conceito-chave

  • Sequências, regularidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Atividade de aquecimento, jogo: Brincando com as formas geométricas;
  • Cartaz com as sequências ou computador e projetor de imagens.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o objetivo proposto para aula.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Prepare as formas geométricas para o jogo. Imprima este modelo ou crie outro utilizando cartolina ou outro papel colorido. O jogo poderá ser realizado em grupos ou individualmente. Entregue o material e deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes.

Em seguida, apresente as regras do jogo. Cada um ficará com suas fichas. Apresente um comando e os três primeiros que conseguirem cumprir o que foi pedido levanta a mão. Marca ponto os três primeiros. Confira se o comando foi seguido corretamente e marque os pontos.

Exemplos de comandos: Coloque sobre a mesa: [2 círculos vermelhos ,1 triângulo verde, 1 retângulo azul]; [1 círculo marrom, 1 triângulo, 1 retângulo, 1 quadrado lilás]; [ 2 quadrados amarelos, 2 retângulos, 2 triângulos rosa, 2 círculos vermelhos] entre outros que você poderá criar ou até mesmo pedir que um aluno cite o comando.Peça também que repitam o comando dado por duas vezes, três vezes, etc. Permita que os alunos discutam o que observaram.

Propósito: Brincar com formas geométricas, ordenando-as a partir de um comando.

Discuta com a turma:

  • Quantas figuras você colocou sobre a mesa?
  • Você seguiu uma ordem para colocá-las? Qual foi a ordem seguida?
  • Cada figura é um elemento, quantos elementos você colocou?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em pequenos grupos para o desenvolvimento dessa atividade. Se houver possibilidade projete o slide ou confeccione um cartaz para facilitar a visualização dos alunos no momento da correção. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pela sala observando a resposta dada por eles. Após a resolução, reserve um tempo para um debate em grupo e deixe que compartilhem o que discutiram.

Propósito: Examinar o padrão de uma sequência para dar continuidade à mesma, expressando-o por palavras seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a sequência?
  • Os brinquedos colocados na prateleira obedecem uma ordem?
  • Qual o padrão desta sequência?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o conceito apresentado no slide para realizar o fechamento da atividade proposta.

Propósito: Organizar o conceito a respeito de regularidades em sequências.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize o fechamento de sua aula, certificando-se de que os alunos compreenderam o que foi apresentado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Distribua a atividade para os alunos. Peça que leiam e realizem individualmente. Após a resolução, faça a correção no quadro, utilizando cores diferentes para facilitar a visualização, ou projete a sequência que está no slide. Analise junto com a turma qual é o padrão da sequência, a posição de cada figura, entre outras questões que possam surgir.

Propósito: Investigar o nível de aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências, identificando o padrão.

Materias Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o objetivo proposto para aula.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

  • Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências, identificando o padrão das mesmas.

Conceito-chave

  • Sequências, regularidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Atividade de aquecimento, jogo: Brincando com as formas geométricas;
  • Cartaz com as sequências ou computador e projetor de imagens.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Prepare as formas geométricas para o jogo. Imprima este modelo ou crie outro utilizando cartolina ou outro papel colorido. O jogo poderá ser realizado em grupos ou individualmente. Entregue o material e deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes.

Em seguida, apresente as regras do jogo. Cada um ficará com suas fichas. Apresente um comando e os três primeiros que conseguirem cumprir o que foi pedido levanta a mão. Marca ponto os três primeiros. Confira se o comando foi seguido corretamente e marque os pontos.

Exemplos de comandos: Coloque sobre a mesa: [2 círculos vermelhos ,1 triângulo verde, 1 retângulo azul]; [1 círculo marrom, 1 triângulo, 1 retângulo, 1 quadrado lilás]; [ 2 quadrados amarelos, 2 retângulos, 2 triângulos rosa, 2 círculos vermelhos] entre outros que você poderá criar ou até mesmo pedir que um aluno cite o comando.Peça também que repitam o comando dado por duas vezes, três vezes, etc. Permita que os alunos discutam o que observaram.

Propósito: Brincar com formas geométricas, ordenando-as a partir de um comando.

Discuta com a turma:

  • Quantas figuras você colocou sobre a mesa?
  • Você seguiu uma ordem para colocá-las? Qual foi a ordem seguida?
  • Cada figura é um elemento, quantos elementos você colocou?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em pequenos grupos para o desenvolvimento dessa atividade. Se houver possibilidade projete o slide ou confeccione um cartaz para facilitar a visualização dos alunos no momento da correção. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pela sala observando a resposta dada por eles. Após a resolução, reserve um tempo para um debate em grupo e deixe que compartilhem o que discutiram.

Propósito: Examinar o padrão de uma sequência para dar continuidade à mesma, expressando-o por palavras seu padrão.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos que compõem a sequência?
  • Os brinquedos colocados na prateleira obedecem uma ordem?
  • Qual o padrão desta sequência?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 ao 9)

Orientação: Explique o que é padrão de uma sequência. Dê um tempo para que realizem a primeira atividade. Faça a correção, deixe que aqueles que sentirem vontade compartilhe sua resposta com a turma. Os alunos deverão contornar os cinco primeiros elementos da sequência. Após identificar o padrão da sequência, o aluno irá escrever o mesmo com palavras. Depois da correção desta atividade, faça questionamentos relacionados às outras posições. Auxilie os alunos na descoberta de que se o padrão possui 5 elementos, ele vai se repetir de 5 em 5.

Propósito: Identificar o padrão de uma sequência, para dar continuidade à mesma, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos elementos tem essa sequência?
  • Esses elementos se repetem?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o conceito apresentado no slide para realizar o fechamento da atividade proposta.

Propósito: Organizar o conceito a respeito de regularidades em sequências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize o fechamento de sua aula, certificando-se de que os alunos compreenderam o que foi apresentado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Distribua a atividade para os alunos. Peça que leiam e realizem individualmente. Após a resolução, faça a correção no quadro, utilizando cores diferentes para facilitar a visualização, ou projete a sequência que está no slide. Analise junto com a turma qual é o padrão da sequência, a posição de cada figura, entre outras questões que possam surgir.

Propósito: Investigar o nível de aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências, identificando o padrão.

Materias Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano