11064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Litro e mililitro

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre litro e mililitro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivo específico

Estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro)

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro. Mililitro

Conhecimentos Prévios

Operações de adição e subtração

Conhecimentos básicos sobre medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma ou escreva o conteúdo no quadro. Estimule-os a pensar que palavras poderiam ser usadas para completar a atividade. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. Use as perguntas sugeridas para ampliar a discussão além da atividade.

Propósito: Diferenciar litro de mililitro.

Discuta com a turma:

  • Sempre que vocês pedem alguma coisa para beber em lanchonete, restaurante ou supermercado, como vocês costumam expressar a quantidade que desejam?
  • Quando pedimos um copo de suco, por exemplo, ele sempre tem a mesma medida (300 ml ou 500 ml )?
  • Alguma vez seu médico prescreveu para você ou alguém da sua família tomar um litro de xarope?
  • A recomendação é beber no mínimo quanto de água por dia?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a avançarem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois pedir que vão ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta.

Propósito: Estabelecer relações entre litro e mililitro.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando caixas dos 3 sabores de suco?
  • Se ela quiser levar apenas suco de maçã dá para comprar 1 litro?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre a as medidas de capacidade litro e mililitro. E fale sobre a simbologia que representa cada uma destas medidas. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore a imagem da jarra mostrado que na mesma marca que tem 1 l também tem 1000 ml. Isso significa dizer que 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as unidades de medidas de capacidades litro e mililitro. Fale sobre a sua importância e comente sobre os produtos que compramos em litros ou mililitros. Explore a imagem da jarra que um lado possui a marcação 1 litro e do outro na mesma altura a marcação 1000 ml. Reforce a relação 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas litro e mililitros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivo específico

Estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro)

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro. Mililitro

Conhecimentos Prévios

Operações de adição e subtração

Conhecimentos básicos sobre medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma ou escreva o conteúdo no quadro. Estimule-os a pensar que palavras poderiam ser usadas para completar a atividade. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. Use as perguntas sugeridas para ampliar a discussão além da atividade.

Propósito: Diferenciar litro de mililitro.

Discuta com a turma:

  • Sempre que vocês pedem alguma coisa para beber em lanchonete, restaurante ou supermercado, como vocês costumam expressar a quantidade que desejam?
  • Quando pedimos um copo de suco, por exemplo, ele sempre tem a mesma medida (300 ml ou 500 ml )?
  • Alguma vez seu médico prescreveu para você ou alguém da sua família tomar um litro de xarope?
  • A recomendação é beber no mínimo quanto de água por dia?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a avançarem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois pedir que vão ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta.

Propósito: Estabelecer relações entre litro e mililitro.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando caixas dos 3 sabores de suco?
  • Se ela quiser levar apenas suco de maçã dá para comprar 1 litro?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre a as medidas de capacidade litro e mililitro. E fale sobre a simbologia que representa cada uma destas medidas. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore a imagem da jarra mostrado que na mesma marca que tem 1 l também tem 1000 ml. Isso significa dizer que 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as unidades de medidas de capacidades litro e mililitro. Fale sobre a sua importância e comente sobre os produtos que compramos em litros ou mililitros. Explore a imagem da jarra que um lado possui a marcação 1 litro e do outro na mesma altura a marcação 1000 ml. Reforce a relação 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas litro e mililitros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano