11064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Litro e mililitro

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre litro e mililitro

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Atividade principal 4. Discussão da solução 5. Sistematização do conceito 6. Encerramento 7. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivo específico

Estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro)

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro. Mililitro

Conhecimentos Prévios

Operações de adição e subtração

Conhecimentos básicos sobre medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma ou escreva o conteúdo no quadro. Estimule-os a pensar que palavras poderiam ser usadas para completar a atividade. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. Use as perguntas sugeridas para ampliar a discussão além da atividade.

Propósito: Diferenciar litro de mililitro.

Discuta com a turma:

  • Sempre que vocês pedem alguma coisa para beber em lanchonete, restaurante ou supermercado, como vocês costumam expressar a quantidade que desejam?
  • Quando pedimos um copo de suco, por exemplo, ele sempre tem a mesma medida (300 ml ou 500 ml )?
  • Alguma vez seu médico prescreveu para você ou alguém da sua família tomar um litro de xarope?
  • A recomendação é beber no mínimo quanto de água por dia?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a avançarem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois pedir que vão ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta.

Propósito: Estabelecer relações entre litro e mililitro.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando caixas dos 3 sabores de suco?
  • Se ela quiser levar apenas suco de maçã dá para comprar 1 litro?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre a as medidas de capacidade litro e mililitro. E fale sobre a simbologia que representa cada uma destas medidas. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore a imagem da jarra mostrado que na mesma marca que tem 1 l também tem 1000 ml. Isso significa dizer que 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as unidades de medidas de capacidades litro e mililitro. Fale sobre a sua importância e comente sobre os produtos que compramos em litros ou mililitros. Explore a imagem da jarra que um lado possui a marcação 1 litro e do outro na mesma altura a marcação 1000 ml. Reforce a relação 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas litro e mililitros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivo específico

Estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro)

Conceito-chave

Medidas de capacidade. Litro. Mililitro

Conhecimentos Prévios

Operações de adição e subtração

Conhecimentos básicos sobre medidas de capacidade.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma ou escreva o conteúdo no quadro. Estimule-os a pensar que palavras poderiam ser usadas para completar a atividade. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. Use as perguntas sugeridas para ampliar a discussão além da atividade.

Propósito: Diferenciar litro de mililitro.

Discuta com a turma:

  • Sempre que vocês pedem alguma coisa para beber em lanchonete, restaurante ou supermercado, como vocês costumam expressar a quantidade que desejam?
  • Quando pedimos um copo de suco, por exemplo, ele sempre tem a mesma medida (300 ml ou 500 ml )?
  • Alguma vez seu médico prescreveu para você ou alguém da sua família tomar um litro de xarope?
  • A recomendação é beber no mínimo quanto de água por dia?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a avançarem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois pedir que vão ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta.

Propósito: Estabelecer relações entre litro e mililitro.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver a situação comprando caixas dos 3 sabores de suco?
  • Se ela quiser levar apenas suco de maçã dá para comprar 1 litro?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre a as medidas de capacidade litro e mililitro. E fale sobre a simbologia que representa cada uma destas medidas. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore a imagem da jarra mostrado que na mesma marca que tem 1 l também tem 1000 ml. Isso significa dizer que 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as unidades de medidas de capacidades litro e mililitro. Fale sobre a sua importância e comente sobre os produtos que compramos em litros ou mililitros. Explore a imagem da jarra que um lado possui a marcação 1 litro e do outro na mesma altura a marcação 1000 ml. Reforce a relação 1 litro é igual a 1000 mililitros.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas litro e mililitros.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Raio X

  • Documento

    Atividade complementar

  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenção

  • Documento

    Resolução da atividade principal

  • Documento

    Resolução da atividade complementar

  • Documento

    Resolução do raio x


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Investigando unidades de medidas não padronizadas

AULA 02

Como posso medir a parede da sala de aula?

AULA 03

Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

AULA 04

Medindo com régua

AULA 05

Medindo com régua

AULA 07

Medida de capacidade: litro

AULA 08

Medida de massa: quilograma

AULA 09

Quanto pesa sua mochila?

AULA 10

Quais as medidas?

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Uso Social do Calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando unidades de medidas não padronizadas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Como posso medir a parede da sala de aula?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dia, horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas, minutos e segundos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogando com área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando copos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dominando a Área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medidas de Superfície

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Combate de Superfícies

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de capacidade: litro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Intervalo de tempo/calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Litro e mililitro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de massa: quilograma

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quanto pesa sua mochila?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quais as medidas?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Aproximação inicial do conceito de área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça Grandezas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Álgebra

Transitividade da igualdade 1

3º ano / Matemática / Números

Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Geometria

Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Números

Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Álgebra

Batalha dos dados - Etapa I

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Contando copos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Medida de capacidade: litro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Litro e mililitro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Medida de massa: quilograma

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quanto pesa sua mochila?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quais as medidas?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Caça Grandezas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Desafio sob Medida

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Distribuindo o peso

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann