Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Mentor: Fernando Barnabé
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivo específico
Estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro)
Conceito-chave
Medidas de capacidade. Litro. Mililitro
Conhecimentos Prévios
Operações de adição e subtração
Conhecimentos básicos sobre medidas de capacidade.
Recursos necessários
- Material impresso com as atividades;
- Lápis;
- Borracha;
- Datashow (opcional ).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Convide todos a participarem da aula. Projete o slide para a turma ou escreva o conteúdo no quadro. Estimule-os a pensar que palavras poderiam ser usadas para completar a atividade. Deixe que eles se expressem livremente. Estimule todos a dar a sua opinião faça as intervenções necessárias para validar corretamente os conceitos. Use as perguntas sugeridas para ampliar a discussão além da atividade.
Propósito: Diferenciar litro de mililitro.
Discuta com a turma:
- Sempre que vocês pedem alguma coisa para beber em lanchonete, restaurante ou supermercado, como vocês costumam expressar a quantidade que desejam?
- Quando pedimos um copo de suco, por exemplo, ele sempre tem a mesma medida (300 ml ou 500 ml )?
- Alguma vez seu médico prescreveu para você ou alguém da sua família tomar um litro de xarope?
- A recomendação é beber no mínimo quanto de água por dia?
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a atividade impressa para cada aluno. Deixe que eles leiam e desenvolvam estratégias para resolver. Vá de grupo em grupo e utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade. Faça perguntas que levem os alunos a avançarem na aprendizagem. Enquanto eles resolvem, procure observar as diferentes soluções e escolha alguns alunos para depois pedir que vão ao quadro explicar os caminhos que percorreram para encontrar aquela resposta.
Propósito: Estabelecer relações entre litro e mililitro.
Discuta com a turma:
- É possível resolver a situação comprando caixas dos 3 sabores de suco?
- Se ela quiser levar apenas suco de maçã dá para comprar 1 litro?
Materiais Complementares:
Neste site você encontra outras sugestões sobre a importância de trabalhar situações concretas com seus alunos. Desafios reais com unidades de comprimento, massa, capacidade e tempo colaboram para explicar equivalências e relações entre grandezas
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados em suas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de capacidade (litro e mililitro). Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre litro e mililitro já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade. Peça que algumas duplas apresentem também a resolução, não com objetivo de constranger, e sim de potencializar a aprendizagem significativa. Se julgar necessário, projete este slide e discuta a solução com a turma. Se optar por projetar esta imagem lembre-se que o mais importante é discutir esta solução. Deixe claro que existem diferentes formas para se resolver este problema, mas que em todas elas precisamos conhecer a relação entre litro e mililitro.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de capacidade (litro e mililitro)
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre a as medidas de capacidade litro e mililitro. E fale sobre a simbologia que representa cada uma destas medidas. Garanta a participação de todos neste momento de validação dos conceitos estudados. Explore a imagem da jarra mostrado que na mesma marca que tem 1 l também tem 1000 ml. Isso significa dizer que 1 litro é igual a 1000 mililitros.
Propósito: Sistematizar o conceito aprendido em aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as unidades de medidas de capacidades litro e mililitro. Fale sobre a sua importância e comente sobre os produtos que compramos em litros ou mililitros. Explore a imagem da jarra que um lado possui a marcação 1 litro e do outro na mesma altura a marcação 1000 ml. Reforce a relação 1 litro é igual a 1000 mililitros.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação entre as medidas litro e mililitros.
Materiais Complementares: