Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Colar um castelo no quadro para que todos possam visualizar (para acessar um modelo de castelo clique aqui), se preferir pode projetar o slide.
Para iniciar, o professor deve fazer a leitura da história do Rei Esquisito.
Fazer algumas perguntas para as crianças referente ao que está perto e/ou longe da referência que determinar (o professor pode criar suas perguntas ou utilizar as sugestões de perguntas abaixo).
Sugestão de perguntas:
- A porta está perto ou longe do quadro?
- E a sua carteira está perto ou longe da porta?
- A sua cadeira está longe da sua mesa?
Possíveis soluções:
- As soluções variam conforme a disposição da sala de aula.
Propósito: Antecipar os conhecimentos da turma sobre a temática.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
O que é necessário: Para realização dessa atividade é necessário que o professor prepare algumas folhas grandes (papel pardo, cartolina ou papel manilha) com a imagem de um castelo colada ao centro da folha.
Orientações: Essa atividade será realizada em grupos de até 5 crianças.
Organizar os grupos.
O professor deve ler o contexto da atividade (se preferir pode projetar o slide do contexto).
Pedir que o grupo converse sobre quais elementos podem fazer parte de uma cena medieval. Nesse momento o professor deve passar pelos grupos fazendo perguntas sobre os conhecimentos que eles possuem, bem como, ajudando-os a formular ideias.
Sugestão de perguntas:
- Quem mora num castelo?
- O que pode ter ao redor?
- O que mais será que tem haver com castelo?
Chamar a atenção da turma e pedir para que cada grupo fale quais elementos pensaram.
O professor deve anotar no quadro os elementos relatados pelos grupos (para que utilizem como apoio na realização da atividade).
Sugestões de elementos:
- Dragão;
- Príncipe/princesa;
- Rei/rainha;
- Soldados;
- Canhão/catapulta;
- Fosso;
- Ponte;
- Torre;
- Cavaleiro;
- Árvores;
- Arqueiros;
- Gigantes;
- Muralha.
Em seguida distribuir a folha grande com a imagem do castelo colada para cada grupo.
Orientar os grupos que cada integrante deve desenhar um elemento para formar a cena, considerando se o elemento desenhado ficará perto ou longe do castelo.
A partir do momento que começarem a desenhar, o professor deve circular pelos grupos fazendo as intervenções necessárias.
Sugestão de intervenções:
- Você acha que o que está desenhando fica melhor perto ou longe do castelo?
- O que o grupo acha que tem perto de um castelo? E longe?
As perguntas podem variar conforme o desenvolvimento do grupo em relação a elaboração da cena.
Propósito: Proporcionar aos alunos reflexão sobre a posição de objetos a partir de um ponto de referência, bem como, utilizar a linguagem posicional.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Cada grupo fará a apresentação da sua cena. Orientar a turma que para apresentar a sua cena terão que utilizar a linguagem posicional perto ou longe com referência no castelo. Chamar um grupo de cada vez à frente da sala e cada integrante do grupo apresentará o elemento que desenhou, falando se está perto ou longe do castelo. Ao final das apresentações, fixar a solução de cada grupo em um local onde a turma toda possa visualizar.
Comparando: Observar os elementos em comum no desenho dos grupos.
Fazer comparações com esses elementos.
Sugestão de comparação:
- Todos os grupos desenharam um dragão, em qual grupo ele está longe do castelo?
- Todos desenharam uma princesa, em qual ou quais grupos ela está perto do castelo?
O professor pode fazer comparações utilizando outro ponto de referência além do castelo.
Propósito: Comparar as soluções dos grupos e problematizá-las.
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito principal: longe e perto
Para localizar pessoas ou objetos num determinado espaço é necessário determinar um referencial. Sendo assim, só consigo localizar se uma pessoa e/ou objeto está longe ou perto quando tenho um referencial.
Orientações: Agora é hora de sistematizar o que foi aprendido. O professor deve ler o slide (se preferir pode projetar) para os alunos.
Após a leitura, o professor deve concluir com os alunos que só conseguimos determinar a posição de algo quando temos uma referência, então, é necessário sempre perguntar “tal coisa está perto ou longe do quê?”
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O professor deve retomar os conceitos longe e perto para encerrar o plano.
Propósito: Retomar o conceito da aula perto e longe.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Essa atividade será individual, cada aluno receberá uma folha para resolução.
O professor deverá ler o contexto da atividade (poderá também projetar o slide do contexto como recurso), em seguida distribuirá a folha impressa com o desenho da mesinha para o aluno desenhar os materiais do Cauê, conforme as orientações. No próximo momento, o professor pode tanto usar as instruções sugeridas aqui ou elaborar a suas própria questões.
Ler uma instrução e esperar os alunos resolverem para então seguir para a próxima.
- A tesoura está perto do lápis;
- A régua está longe da tesoura;
- O caderno está longe da régua;
- A calculadora está perto do lápis.
Propósito: Observar se os alunos conseguem registrar a posição dos objetos a partir de informações.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da complementar