Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO06
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode por exemplo solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentado. Se achar viável, organize momentos com grupos menores para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para a atividade principal, envie as figuras antecipadamente (impressas ou para imprimir) e peça que recortem - na impossibilidade, podem ir seguindo através da imagem e ir desenhando ou escrevendo o que for deixando fora da caixa. A sugestão para a dinâmica é que, na impossibilidade de fazer grupos, possam realizar individualmente ou discutir coletivamente. Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:
Aquecimento
Envie a imagem do slide para que as crianças conversem com os familiares sobre as posições das bolas. Pode sugerir que observem outros objetos em casa, por exemplo, dentro e fora: do armário, da geladeira, da casa, etc.
Atividade principal
Mande a imagem ou a impressão das figuras antecipadamente para que recortem, mas na impossibilidade de obter a impressão, solicite que façam a proposta olhando a imagem, escrevendo ou desenhando o que estiver fora da caixa, e depois o objeto descoberto, dentro da caixa. Envie as imagens dos slides e orientações às famílias, para que leiam a contextualização, a comanda e depois as pistas, uma a uma, dando um tempo para que desenhem ou escrevam os nomes dos objetos. Peça que te enviem a atividade realizada.
Discussão das soluções
Como não é possível realizar uma discussão, você pode solicitar que escolham outra figura que deverá estar dentro da caixa e que escrevam dicas para as figuras que ficarão fora. Esta atividade deve ser enviada com a anterior.
Sistematização do conceito e Encerramento
Faça uma devolutiva às atividades dos alunos, apresentando a sistematização do conceito e o encerramento, além das intervenções que julgar necessárias. Sua devolutiva pode ser impressa, através de áudio ou vídeo.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as posições: dentro e fora. Para a atividade principal, deixe claro que cada aluno deverá trazer suas ideias e realizar os desenhos ou a escrita dos nomes dos objetos, a cada pista lida. Os familiares podem acompanhar e pedir para os alunos explicarem como pensaram. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.