Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode por exemplo solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar dois encontros, assim poderá fazer no primeiro a retomada e a primeira parte da atividade principal, e enviar o desafio de um colega a outro para que façam antes do segundo encontro, quando realizarão a discussão das soluções e o encerramento.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa colaborar na organização e na condução das propostas. Também serão necessários dois momentos.
Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está em cima ou embaixo, dependendo de um ponto de referência. Envie a imagem (digital ou impressa) do slide, para que respondam e incentive que tragam, oralmente, outros exemplos.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal será necessário que escreva orientações às famílias. Envie a atividade e solicite que realizem diretamente na folha, se receberem impressas ou conseguirem imprimir; caso contrário, podem somente utilizar a imagem para referência e escrever, numa folha, somente as pistas. Um familiar pode auxiliar na leitura e na escrita, se necessário. Peça que te encaminhem a atividade realizada. Faça a troca de atividades, mandando as pistas de uns alunos para os outros, para que decifrem e te encaminhem de volta.
Aula síncrona: Envie com antecedência a imagem da atividade para que imprimam se for possível. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula para que possam ter orientação e realizar a proposta individualmente. Vá fazendo questões e intervenções. Peça que te enviem suas propostas de pistas. As pistas enviadas devem ser encaminhadas para outros alunos para que solucionem, antes do próximo momento simultâneo.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade aos alunos que escreveram as pistas, com a resolução do colega e com suas intervenções.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, proporcionando a troca de ideias sobre as pistas.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça um fechamento na devolutiva sintetizando as aprendizagens.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.