Plano de Aula

Plano de aula: Encontrar pontos no plano cartesiano

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Divertindo-se com o plano cartesiano

mais ações

Descrição

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira


Habilidade da BNCC

EF05MA15 Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Objetivos específicos

Compreender o que é o plano cartesiano e como localizar uma posição nele.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreender o que é o plano cartesiano e como localizar uma posição nele.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem tem dificuldade de identificar lugares?
  • Como podemos desenvolver um pensamento que facilite representar o mundo em que vivemos?