Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
O que é necessário: Para a realização da brincadeira é necessário espaço onde as crianças possam se movimentar, dentro ou fora da sala, fica a critério do professor, também precisará de uma uma corda.
Orientações: O professor deve explicar para as crianças que farão uma brincadeira chamada “aumenta-aumenta, abaixa-abaixa”. Para ela ser realizada, precisa da colaboração das crianças para que todos participem.
O professor deve instituir duas crianças para segurar a corda, daí a brincadeira começa com o aumenta-aumenta, a corda começa no chão as criança irão passar por cima, e a corda vai aumentado de altura, até chegar a uma determinada altura que as crianças não conseguem mais passar por cima e então começaremos o movimento contrário. A corda começa numa alta e as crianças começam a passar por baixo da corda (abaixa-abaixa).
Conforme a brincadeira acontece, o professor deve utilizar a linguagem posicional em cima e embaixo, como por exemplo, “Agora todos vão passar em cima da corda, agora embaixo da corda”.
Solução: Não há solução correta é uma atividade de vivência lúdica.
Propósito: De forma lúdica as crianças já começam a ter contato com os conceitos em cima e embaixo.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar, o professor deve perguntar se eles acham que é possível organizar as coisas usando somente o conceito em cima e embaixo. Deixar que os alunos levantem suas hipóteses, o professor deve anotar as respostas das crianças no quadro para retomar mais tarde.
A atividade será realizada em grupo de até 4 crianças.
Projetar o slide como recurso, se não for possível o professor pode ler o contexto para envolver as crianças na temática da atividade.
Após a leitura, o professor deve entregar duas folhas para cada grupo, uma contendo a prateleira e a outra contendo os utensílios que serão organizados.
Em seguida o professor deve conversar com a turma que os produtos da loja da Ana sempre ficam organizados no mesmo lugar, então para poder ajudá-la devem seguir o protocolo de organização. O professor deve ler o protocolo e fixá-lo em um local onde todos os grupos consigam observá-lo.
Protocolo de organização:
- A chaleira fica embaixo da caneca e em cima da panela.
- O ralador fica embaixo da jarra e em cima do prato.
Deixar os grupos discutirem como organizarão os utensílios nas prateleiras, não esquecendo que cada um tem o seu local correto.
Após a discussão, pedir para que os alunos recortem os utensílios e organizem nas prateleiras seguindo o protocolo de organização.
O professor deve circular entre os grupos e chamar a atenção para que nenhum utensílio fique fora das prateleiras, também deve retomar a leitura do protocolo quando necessário.
Não é necessário colar os utensílios na folha, pois a ideia é que em outro momento da atividade os utensílios sejam trocados de posição.
Propósito: Organizar os objetos a partir de informações e dentro de um espaço pré-determinado.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar a discussão da solução é necessário que o professor projete o slide prateleira vazia, se não for possível pode reproduzir uma prateleira no quadro, também deve ter as figuras dos utensílios, utilizando-as como material manipulável.
O professor deve iniciar retomando a questão do início da atividade: “Vocês acham que é possível organizar as coisas usando somente o
conceito em cima e embaixo?”
Comparar se as respostas são as mesmas de antes da realização da atividade, se forem divergentes perguntar qual a diferença que eles acharam de antes e depois da realização da atividade.
Conversar com o grupo que agora é hora de descobrir se todos organizaram os utensílios conforme o protocolo. Combinar com a turma que discutiremos os erros e os acertos.
Em seguida, o professor deve perguntar se todos os alunos conseguiram organizar os utensílios nas prateleiras.
O professor deve chamar um grupo que observou que não respeitou o espaço da prateleira e pedir para que eles reproduzam a sua resposta no quadro, utilizando as figuras recortadas do professor (sempre utilizando a linguagem posicional em cima e embaixo).
Perguntar se algum grupo fez diferente e deixar que esse grupo demonstre como fez.
Comparar as respostas e perguntar: O que está diferente?
Propósito: Comparar com as crianças as soluções da atividade.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conversar com as crianças que agora é hora de mudar o protocolo.
O professor deve propor mudanças de posições e pedir que os grupos as realizem utilizando a folha e as figuras que estão com eles.
Sugestões de mudanças:
- Se eu colocar a caneca embaixo do prato, o que acontece?
- Se eu colocar a jarra em cima da panela quem vai ter que sair do lugar?
- Se o ralador ficar no lugar da caneca quem estará embaixo dele?
O professor pode propor outras mudanças se achar necessário.
Propósito: Modificar a posição dos utensílios conforme instrução.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito principal: em cima e embaixo.
Para localizar objetos e/ou pessoas em cima ou embaixo, é necessário determinar um ponto de referência, portanto só consigo utilizar o conceito se estiver em cima ou embaixo de algo.
Orientações: Agora é hora de sistematizar o que foi aprendido. O professor deve ler o slide (se preferir, pode projetar) para os alunos.
Após a leitura e resposta da pergunta, o professor pode concluir que só é possível saber onde estavam os objetos, pois determinamos a mesa como referência, então sempre é necessário perguntar: Está em cima ou embaixo do que? Está em cima ou embaixo de quem?
Propósito: Sistematizar o conceito em cima e embaixo.
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: O professor deve retomar os conceitos em cima e embaixo. Deixar que os alunos perguntem se tiverem alguma dúvida.
Propósito: Retomar o conceito da aula em cima e embaixo.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Orientar os alunos que faremos uma brincadeira e que devem prestar bastante atenção no que se pede.
Distribuir uma folha de revista e/ou jornal para cada criança e pedir que elas amassem até virar uma bolinha.
Em seguida, o professor deve organizar os alunos de forma que fiquem em pé e que tenham espaço para se movimentar.
A brincadeira começa a partir das instruções de posição, o professor pode utilizar as instruções recomendadas ou criar outras.
Instruções:
- Colocar a bolinha em cima da cabeça.
- Colocar a bolinha embaixo do queixo.
- Colocar a bolinha em cima do pé.
- Colocar a bolinha em cima do ombro.
- Colocar a bolinha embaixo do braço
- Colocar a bolinha em cima da mão.
- Colocar a bolinha embaixo do pé.
Sugestão:
O professor poderá escolher um ou dois alunos para dar as instruções para a turma.
Propósito: Observar se os alunos conseguem posicionar a bolinha de papel a partir de uma informação.
- O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como, as suas observações para futuras ações.
Materiais Complementares:
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar