Diagnóstico em educação baseada na natureza
Anos iniciais
Plano de Aula
Por: Aline Soares Silva
Este plano é formado por um conjunto de 3 aulas que compõem de forma integrada os componentes curriculares de Ciências, Matemática e História. Ele propõe uma abordagem investigativa e interativa para que as/os estudantes interajam com a água de forma prazerosa e compreendam a importância desse elemento na natureza, no cotidiano e na história da humanidade. A partir da interação e observação direta desse bem precioso no ambiente escolar, da realização de experimentos e da investigação, as crianças serão incentivadas a identificar a presença da água em diversas formas, analisar seu ciclo natural e refletir sobre seu uso e conservação.
Além disso, o plano explora a relação entre a água e o desenvolvimento das civilizações, destacando seu papel essencial na formação das primeiras cidades, na agricultura e na sobrevivência das primeiras civilizações humanas. Para ampliar essa compreensão, as/os estudantes terão contato com imagens e discussões guiadas.
O plano também incentiva a análise crítica do consumo de água em casa e na escola, por meio da coleta e organização de dados sobre seu uso. Com essas informações, as/os estudantes poderão discutir formas de preservação desse recurso e ações práticas para redução de gastos com a água no cotidiano. A proposta prioriza atividades práticas e experiências fora da sala de aula, promovendo uma aprendizagem ativa, reflexiva e significativa.
Consideramos a água como um elemento central tanto na Educação Baseada na Natureza (EBN) quanto na Educação Climática, pois ela é essencial para a vida, para os ecossistemas e para o equilíbrio climático. Dentro da perspectiva da Educação Baseada na Natureza, estimular o contato prazeroso com a água pode melhorar a saúde mental e fortalecer o vínculo com a natureza. De acordo com uma pesquisa, publicada no Journal of Environmental Psychology, há indícios de que “desenvolver familiaridade e confiança dentro e ao redor de espaços azuis [lagos, rios, mar] durante a infância pode estimular uma alegria inerente à natureza e encorajar as pessoas a buscar experiências recreativas na natureza, com consequências benéficas para a saúde mental adulta”.
Na perspectiva da Educação Climática, é importante compreender que o aquecimento global afeta diretamente o ciclo hidrológico e que todos os eventos climáticos extremos estão, de alguma forma, relacionados com a água: secas, incêndios, enchentes, deslizamentos de terra, elevação do nível do mar. Discutir a água dentro deste contexto ajuda as/os estudantes a compreender como as alterações no clima afetam a disponibilidade e a qualidade desse recurso vital, e por consequência, a saúde dos ecossistemas e das comunidades humanas.
Este plano está associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
| ODS 6 - Água limpa e saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. |
| ODS 15 - Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade. |
Reconhecimento da Escola e do EntornoVocê conhece as oportunidades da sua comunidade escolar para potencializar uma Educação Baseada na Natureza (EBN)? A EBN propõe o desemparedamento da educação, defendendo o brincar e aprender com e na natureza, convocando nossos corpos a participar ativamente dos processos de aprendizagem e concebendo os ambientes como espaços educadores que também participam deste processo. A gente cuida da natureza e a natureza cuida da gente! Nós somos natureza! Além disso, desemparedar a infância é uma estratégia de enfrentamento à crise climática. Por isso, mapear os espaços, suas potencialidades e desafios, ampliando a percepção sobre as possibilidades existentes de contato com a natureza na escola e no entorno é uma prática a ser incorporada constantemente na organização do trabalho pedagógico, mantendo o currículo vivo e integrado à realidade local. Um bom diagnóstico, além de identificar essas possibilidades e desafios nos espaços físicos, deve incluir uma auto-observação e a observação das experiências de bebês e crianças nesses espaços. E, em um cenário ampliado, abarcar uma investigação sobre a cultura e a percepção das famílias e da comunidade com relação ao convívio com a natureza. Há áreas livres na sua escola ou entorno? Como elas são (sombreadas, ensolaradas, cimentadas, com gramado e áreas verdes etc.)? Os/as estudantes frequentam estes ambientes? Há famílias com hábitos que favorecem o cuidado com a natureza? A comunidade escolar pode fazer alguma intervenção positiva nestes espaços (plantios, limpeza, brinquedos naturalizados etc.)? Essas são algumas provocações que podem inspirar o diagnóstico para uma Educação Baseada na Natureza. Acesse o link e faça o diagnóstico! |
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
- Para o cenário do “rio fictício”: Tecidos azuis, papelão pintado de tinta ou giz (para desenhar o rio no chão).
- Para acessar as fotos ou ilustrações para o jogo clique aqui.
- Para o jogo "A jornada da água": Cartas de personagens (imagens e descrições dos povos e locais) Cartões de desafio (perguntas sobre o uso da água, elas podem ser coladas no verso das imagens). Acesse os cartões aqui.
- Marcadores d'água (pedrinhas, conchas ou selos para os jogadores/as coletarem).
- Dado para movimentação no jogo.
- Folhas A3, canetinhas e réguas.
- Para acessar os textos de leitura prévia para a aula 1, clique aqui (Poema) e aqui (narrativa).
- Materiais para captar água de chuva - baldes, reservatórios, canos.
1. Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Tempo previsto: 50 minutos
Tempo previsto: 10 min
Faça uma roda com as/os estudantes e explique a eles que farão uma atividade exploratória por toda a escola.
Explique que para vivenciar essa experiência é necessário ter muita atenção, pois o que irão buscar, em muitos momentos, pode não estar visível aos olhos. Explique que buscarão um elemento valioso para a vida: a água!
Escolha um local amplo, onde as crianças possam transitar e explorar com total liberdade. Neste ambiente, após alinhamento com a direção da escola, sugira que as crianças adentrem também em espaços fechados para que possam investigar torneiras, canos e demais saídas de água.
Explique às/aos estudantes que eles sairão em duplas e seus olhos devem ser como câmeras fotográficas e devem registrar toda a forma de água que virem, que pode ser em um caderno de anotações ou um mapa da própria escola. Cada dupla receberá um selo verde e um vermelho para marcar cada fonte de entrada (verde) ou de saída (vermelho) de água que encontrar e deverá registrar o nome da dupla em seu selo. O selo é apenas um incentivo para que as crianças se engajem para as descobertas, portanto, você pode criar o selo que achar mais interessante. É importante deixar o maior número de selos com as duplas possível.
É importante que elas/es vejam a água em algum espaço natural também (jardim, horta, canteiro, gramado, chuva…) para que discutam sobre sua origem, forma original, antes de passar por algum tratamento e chegar aos encanamentos e torneiras.

Crédito: GettyImages
Vá para fora do prédio e imagine ou simule (com regadores ou garrafinhas com água) o caminho que a água da chuva faz ao interagir com diferentes superfícies - quando cai sobre o telhado, sobre a copa de uma árvore, um gramado, uma superfície plana ou inclinada, em qual delas escorre ou infiltra. É possível pedir para que desenhem essa água escorrendo e que imaginem para onde vai depois que infiltra no solo ou que escoa por calhas, ralos ou pelo sistema de drenagem da água da chuva. Em um episódio de chuva, elas podem observar o fenômeno, inclusive, tomando um banho de chuva. Visitar o mar, um córrego ou uma nascente pode enriquecer ainda mais essa pesquisa de campo. Se não for possível, reserve vídeos sobre os rios, córregos ou nascentes. Neste caso, deixe um espaço reservado para o vídeo ao final da vivência.

Crédito: GettyImages
Quando finalizar as explicações apresente às/aos estudantes narrativas que mostram como a água é importante para outros povos da terra.
Para isso, sugerimos uma narrativa mítica dos povos indígenas Kuikuro ou o poema dos Indígenas do Xingu que fala sobre a origem da água. Deixamos duas sugestões para que você escolha a que mais se adequa ao seu grupo. Uma vivência potente e complementar para que as crianças sintam os benefícios de estar em contato com a água é fazer um escalda pés (quente ou frio) ou propor brincadeiras com água (como um banho de mangueira, por exemplo) e, em seguida, sentir como ficou o corpo.
Chamado para reconexão: Professor/a, quando foi a última vez em que você esteve em contato prazeroso com a água em ambientes naturais? A água é um bem essencial para a nossa vida, incluindo nossa saúde mental. Busque criar momentos de contato com este elemento que instiguem sentimentos como conforto, confiança, prazer, desafio, realização, superação de medos, empatia e cuidado. Sinta a grama molhada , regue as plantas do jardim, sinta o aroma da terra e das plantas que foram regadas, faça um escalda pés, tome um banho de chuva, visite uma cachoeira… Depois de sentir o pulsar da água em todas as suas formas, perceba se a qualidade da sua presença mudou, como está sua respiração, como estão seus batimentos cardíacos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).