Plano de aula: Distribuição de água potável

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: mudança de estado físico e influência de temperatura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Antes de iniciar a aula, faça uma breve pesquisa sobre a distribuição e tratamento de água em sua cidade. De modo geral, como vem a água que as famílias utilizam? Há alguma empresa que realize esse trabalho? Busque materiais que possam auxiliar a investigação dos estudantes: jornais, revistas, panfletos, mapas, páginas na internet. Existe alguma pessoa que conhece esse processo e poderia ir á aula para ser entrevistada pelos estudantes? Um funcionário dessa empresa? Uma pessoa que faz poço artesiano? Um professor de geografia/biologia da escola que possua esse conhecimento? Qualquer material que possa contribuir com um melhor entendimento de onde vem a água no contexto em que a escola está inserida é muito importante para a aula.

Título da aula

Orientações: Leia o título com a turma e a partir de uma breve discussão busque identificar o que os estudantes entendem sobre o tema.