Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de água: refletir para economizar

mais ações

Descrição

Este plano promove reflexões sobre as ações humanas referentes ao consumo direto da água, que, embora necessário à manutenção da vida e das atividades diárias nos diferentes ambientes, quando associado ao desperdício, resulta na escassez desse recurso e em gastos elevados nos valores das contas de água, o que reflete negativamente na economia das famílias. Ele pode acontecer no contexto de uma aula do componente curricular de Geografia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Uso de recurso natural: consumo direto da água.
  • Impactos das atividades humanas.
  • Planejamento de condutas que evitem o desperdício de água e reflitam no orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o que é consumo direto da água.
  • Listar práticas que envolvam o consumo direto de água em diferentes lugares e nas diferentes atividades (trabalho, lazer, rotina diária).
  • Apontar ações humanas que resultem no desperdício da água.
  • Analisar valores de contas de água, relacionando-os às possíveis práticas de desperdício.
  • Planejar condutas que favoreçam o consumo consciente de água e que refletirão no orçamento familiar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6.Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA