Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Os átomos e a Notação Científica
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Notação Científica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
Objetivos específicos
Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Conceito-chave
Operações com Notação Científica.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e papel.
- Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).
Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.
Discuta com a turma:
- Há alguma regularidade nos quadros?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).
Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.
Discuta com a turma:
- Há alguma regularidade nos quadros?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com os conceitos de potência de base 10, de escrita em notação científica e estratégias para comparar números em notação científica. Lembre que a ordem de grandeza de um número escrito em notação científica é o expoente da potência de base 10 e que a comparação de dois números escritos em notação científica é feita analisando os expoentes das potências de 10: expoentes diferentes (o maior será aquele com maior expoente) ou expoentes iguais (o maior será o que tiver o maior número escritos antes da potência de 10).
Propósito: Retomar conhecimentos sobre potencia de base 10 e notação científica.
Discuta com a turma:
- Há alguma regularidade nos quadros?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da potência?
- O valor do expoente implica de que forma no resultado da notação científica?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
- É possível enxergar um átomo?
- Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?
Mais informações sobre átomos:
- Instituto de Química-UNESP, disponível no link: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/206-esteq-massatom;
- Site do Brasil Escola, disponível no link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm;
- Site do Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm;
- Site Ptable-Tabela Periódica, disponível no link: https://www.ptable.com/Images/tabela%20peri%C3%B3dica.png;
- Site Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-elementos.htm.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
- É possível enxergar um átomo?
- Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?
Mais informações sobre átomos:
- Instituto de Química-UNESP, disponível no link: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/206-esteq-massatom;
- Site do Brasil Escola, disponível no link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm;
- Site do Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm;
- Site Ptable-Tabela Periódica, disponível no link: https://www.ptable.com/Images/tabela%20peri%C3%B3dica.png;
- Site Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-elementos.htm.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
- É possível enxergar um átomo?
- Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?
Mais informações sobre átomos:
- Instituto de Química-UNESP, disponível no link: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/206-esteq-massatom;
- Site do Brasil Escola, disponível no link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm;
- Site do Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm;
- Site Ptable-Tabela Periódica, disponível no link: https://www.ptable.com/Images/tabela%20peri%C3%B3dica.png;
- Site Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-elementos.htm.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
- É possível enxergar um átomo?
- Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?
Mais informações sobre átomos:
- Instituto de Química-UNESP, disponível no link: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/206-esteq-massatom;
- Site do Brasil Escola, disponível no link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm;
- Site do Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm;
- Site Ptable-Tabela Periódica, disponível no link: https://www.ptable.com/Images/tabela%20peri%C3%B3dica.png;
- Site Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-elementos.htm.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Verifique se algum aluno(a) está usando adornos feitos com algum dos metais da tabela. Se tiver, peça que o aluno mostre para a sala. Quais são mais caros? Os mais usados/conhecido? Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre esse assunto?
- É possível enxergar um átomo?
- Você acha que a escrita das massas dos átomos em notação científica tem expoente positivo ou negativo?
Mais informações sobre átomos:
- Instituto de Química-UNESP, disponível no link: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/206-esteq-massatom;
- Site do Brasil Escola, disponível no link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm;
- Site do Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm;
- Site Ptable-Tabela Periódica, disponível no link: https://www.ptable.com/Images/tabela%20peri%C3%B3dica.png;
- Site Mundo Educação, disponível no link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-elementos.htm.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de adição e subtração de números escritos em notação científica.
Acesse o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
- É possível somar ou subtrair números com expoentes diferentes? Como podemos somar ou subtrair números em que os expoentes possuem o mesmo valor?
- Existe outra forma de representar, somar ou subtrair os números? Qual?
Acesse a resolução dessa atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para somar e subtrair números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10.
Propósito: Retomar critérios para soma e subtração de números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
- Qual é o intervalo do coeficiente da notação?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.
Propósito: Verificar aprendizagem sobre soma e subtração de números escritos em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.
Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_03NUM06)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Aquecimento
Relate a busca de uma vacina e testagem de vários elementos químicos neste processo.
Atividade principal
Proponha uma pesquisa que sobre a massa (em gramas) de alguns elementos químicos como:
E coloque-os em uma tabela.
Se uma molécula da vacina precisar juntar 1 átomo de cobre e 1 de prata, a massa de uma molécula será de: _____g
Planeje um tempo para essa pesquisa e as respostas registradas.
Painel de soluções
Encerramento
Ressalte que a notação científica permite também uma facilidade das operações de somas matemáticas.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos nessa pesquisa sobre a vacina e combate ao COVID-19.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
Objetivos específicos
Adicionar e subtrair números escritos em notação científica.
Conceito-chave
Operações com Notação Científica.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e papel.
- Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.