Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.
Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.
Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre nanotecnologia e impermeabilização. Alguém já tinha ouvido falar sobre nanotecnologia? O que já ouviu falar?
Vocês já viram ou possuem algum objeto impermeável?
Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O texto possui alguma informação que pode ser escrita em notação científica? Qual e por quê?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O texto diz quantas vezes mais fina que o fio de cabelo é a camada do spray impermeabilizante?
- A camada de impermeabilizante é um número grande ou pequeno?
- Se lembram de como operar números escritos em notação científica?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Se lembram de como operar números escritos em notação científica?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias para resolver problemas com números escritos em notação científica.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
- (Se, houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?
Mais informações sobre o assunto, acesse:
- KhanAcademy https://goo.gl/ZS2a5d
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.
Propósito: Registrar o procedimento para resolver problemas utilizando números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o procedimento?
- Qual é a operação mais difícil de usar números escritos em notação científica? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar e fazer cálculos com números em notação científica.
Propósito: Registrar e fazer cálculos com números em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O salário mínimo é um número que precisa ser representado em notação científica? E o salário do jogador?
- Qual a quantidade de segundos, sem notação científica? (lembre que 106 = 1000000)
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X