Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete a imagem (projetor, lousa, flip-chart, etc) e peça aos alunos que tentem resolver todas as contas com cálculo mental. Após alguns minutos, peça que os alunos que concluíram a atividade coloquem as suas respostas na lousa.
Propósito: Calcular produto entre números e potências de 10.
Discuta com a turma:
- Qual cálculo foi mais simples fazer? Por quê?
- Algum padrão pode ser observado nos valores?
- Qual é o maior valor? Quantos zeros ele tem?
- Materiais complementares:
Resolução do aquecimento
Atividade principal (1 de 3 slides)
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Separe a sala em grupos pequenos (com no máximo quatro alunos) e entregue impresso ou projete a atividade principal no quadro. Essa atividade está dividida em três etapas para a produção dos alunos. Oriente para que, mesmo em grupo, cada aluno faça o registro de sua resposta no seu caderno. Passe entre os grupos e verifique se eles estão utilizando o recurso da potenciação para chegar ao resultado. Para os grupos que ainda não tiverem usado o recurso da potência, incentive-os a pensar mais um pouco em outra forma de escrever o número.
Como sugestão de estudo e aprofundamento, você pode acessar o Portal da Matemática no link: https://matematica.obmep.org.br/index.php/modulo/ver?modulo=12
Propósito: Decompor um número e reescrevê-lo como produto de números menores.
Discuta com a turma:
- De quantas formas podemos representar um número?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal (2 de 3 slides)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta etapa, os grupos terão que escrever de forma resumida mais três números grandes. Os números da atividade não são fictícios, por isso você poderá usar como exemplo e comentar que alguns segmentos de pesquisas e profissões lidam e manipulam esses tipos de informações.
Propósito: Decompor o número e reescrevê-lo como produto de números menores.
Discuta com a turma:
- Qual operação pode ajudar a chegar no objetivo?
- Nesta atividade, existe uma melhor base para fazer a potenciação?
- Podemos definir alguma regra para as multiplicações com potências de 10?
Atividade principal (3 de 3 slides)
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Leia o enunciado e peça para que os alunos escrevam os conhecimentos prévios que eles têm acerca de notação científica. Finalize pedindo que os alunos compartilhem as regras que escolheram e escrevam e da maneira que eles acham correto, os números do cientista Luís e depois compare com a escrita em notação científica.
Propósito: Escrever números muito grandes em notação científica.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra de ter visto ou usado a notação científica?
- Qual é a característica padrão dos números?
- Como podemos usar esse padrão para resumir o número?
Atividade principal (3 de 3 slides)
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Leia o enunciado e peça para que os alunos escrevam os conhecimentos prévios que eles têm acerca de notação científica. Finalize pedindo que os alunos compartilhem as regras que escolheram e escrevam e da maneira que eles acham correto, os números do cientista Luís e depois compare com a escrita em notação científica.
Propósito: Escrever números muito grandes em notação científica.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra de ter visto ou usado a notação científica?
- Qual é a característica padrão dos números?
- Como podemos usar esse padrão para resumir o número?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça que alguns grupos coloquem seus resultados na lousa para cada número (veloc. da luz, pop. mundial e massa da Terra) e expliquem o raciocínio que usaram para chegar ao resultado. Verifique respostas diferentes e aproveite para discutir e valorizar todos os resultados produzidos.
Propósito: Compartilhar formas de resolver a atividade.
Discuta com a turma:
- Algum grupo chegou a um resultado diferente?
Corrija os resultados, introduzindo as regras da notação científica: o produto de dois números, sendo o primeiro número contido no intervalo de 1 a 10, podendo ser decimal, maior ou igual a 1 e sempre menor 10 (esse primeiro número pode ser chamado de mantissa ou coeficiente da notação) e o segundo número do produto é uma potência de base 10 com expoente inteiro (do conj. dos inteiros).
Tenha em mente que o próximo slide será para registro do conceito/teoria.
Se quiser faça alguns exemplos na lousa de notação científica. Alguns link’s para ajuda:
- Site da USP https://goo.gl/hynsZL.
- Site da UNICAMP https://goo.gl/BKYEgV.
- Portal do professor MEC https://goo.gl/ajDxmD.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o conceito de notação científica e suas regras. Peça que os alunos façam o registro da teoria. Enfatizar o exemplo dado no slide do intervalo do valor de a, que está contido entre 1 e 10, podendo ser decimal, maior ou igual a 1 e sempre menor que 10. Comente sobre o valor do expoente, o que acontece quando o expoente for positivo e o que acontece quando for negativo.
Propósito: Registrar o conceito.
Discuta com a turma:
- Faz sentido usar a notação científica? Em que situações?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente e discuta a utilidade da notação científica.
Propósito: Mostrar a utilidade da notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida sobre a função da notação científica?
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Por meio da análise do erro, essa atividade de verificação da aprendizagem permitirá ao aluno retomar as regras da notação científica de forma que ele escreva corretamente um número muito grande em notação científica.
Propósito: Verificar a habilidade escrever números muito grandes em notação científica.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
- Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?
- O que aconteceu com a vírgula em cada multiplicação?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares