Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.
Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
- Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
- Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.
Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
- Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
- Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.
Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Discuta com a turma:
- Por que custos e receitas envolvem matemática?
- Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
- O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.
Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Discuta com a turma:
- Por que custos e receitas envolvem matemática?
- Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
- O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.
Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
- O custo do frete passou de 1 milhão?
- A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.
Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
- O custo do frete passou de 1 milhão?
- A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução de problemas com multiplicação de números escritos em notação científica.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Será que tem outra forma de fazer?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
- (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para multiplicar números escritos em notação científica.
Propósito: Saber multiplicar números escritos em notação científica
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
- Qual é o intervalo do coeficiente da notação?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.
Propósito: Multiplicar números escritos em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
- Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X