Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça para os alunos citarem exemplos de quando é útil fazer cálculos em notação científica. Lembre que a notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos.
Propósito: Perceber utilidade da notação científica para fazer operações com números muito grandes ou muito pequenos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
- De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar sobre a idade da Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza da idade da Terra?
- De acordo com o texto, os dinossauros surgiram junto com Terra?
- Qual é o valor do expoente da potência de 10 que expressa a grandeza do surgimento dos dinossauros?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.
Propósito: Escrever números em notação científica para resolver problemas.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Em qual intervalo numérico o coeficiente da notação científica deve estar?
- Quais cuidados devemos ter para adição e subtração de notações científicas?
- Quais cuidados devemos ter para multiplicação de divisão de notações científicas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio.
Propósito: Compartilhar estratégias para escrever números em notação científica na resolução de problemas.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
- (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.
Propósito: Registrar etapas para escrever números em notação científica na resolução de problemas com números muito grandes ou muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o procedimento?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.
Propósito: Escrever números em notação científica para fazer divisão entre números muito grandes.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X