Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Grandezas diretamente proporcionais
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade no dia a dia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
(EF09MA08)Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Objetivos específicos
Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.
Conceito-chave
Proporcionalidade
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Frações
Conceito de razões
Conceito de grandezas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3, 4)
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.
Discuta com a turma:
- O que são grandezas?
- Como definir se existe relação entre duas grandezas?
- O que é razão ?
Materiais complementares
Você pode pesquisar um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3 e 4)
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.
Discuta com a turma:
- O que são grandezas?
- Como definir se existe relação entre duas grandezas?
- O que é razão ?
ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.
Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- O que significa o termo “constante”?
- Por que é importante generalizar conceitos?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.
Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- O que significa o termo “constante”?
- Por que é importante generalizar conceitos?
ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.
Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- O que significa o termo “constante”?
- Por que é importante generalizar conceitos?
ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.
Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- O que significa o termo “constante”?
- Por que é importante generalizar conceitos?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
- Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
- O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma
- Qual a relação entre a razão e a constante?
- Na generalização y=c.x, o que significam as letras x, y e c ?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)
Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.
Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
- É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?
Materiais Complementares:
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)
Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.
Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
- É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)
Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.
Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
- É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_07ALG02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, questione sobre quais são as coisas que podem ser medidas e selecione todas as respostas como sendo exemplo de grandezas.
- Lembre seus alunos e alunas que grandeza é uma palavra usada para tudo o que pode ser medido e que a comparação entre grandezas em forma de fração é uma RAZÃO. Mas que, nessa aula, o objetivo é a igualdade entre razões.
Atividade principal
- Determine que realizem uma pesquisa sobre uma receita de alguma iguaria (bolos, tortas, etc.), e pergunte se para fazerem 3, 4 ou 5 dessas iguarias quais seriam as quantidades. Um bom exemplo é: https://www.tudogostoso.com.br/receita/40236-bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate.html
- Determine que façam uma tabela, mas combine um tempo para o retorno das respostas.
Painel de soluções
- Depende da iguaria escolhida, mas deve-se perceber que o número (quantidade) de iguarias feitas mantém uma constante relacionado a esse número.
- Se fizer 3, cada ingrediente deve ser multiplicado por três.
Discussão das soluções
- Nessa atividade, reforce que a RAZÃO, que é a comparação entre grandezas, entre os ingredientes e as quantidades se mantém constantes. Ex.: ovos/bolos
Terão sempre o mesmo valor, independente da quantidade de bolos, pois a quantidade de ovos também aumenta.
Sistematização
- Faça uma sistematização dizendo que o aumento de 3 vezes numa quantidade gerando o aumento de 3 vezes dos outros ingredientes é chamado de PROPORÇÃO DIRETA, pois quando um aumenta (ou diminui) os outros também aumentam (ou diminuem) na mesma PROPORÇÃO. Ou seja, quando comparamos duas razões estamos realizando uma PROPORÇÃO.
Encerramento
- Para encerrar, diga que esse número que faz aumentar (ou diminuir) todos os elementos é chamado de constante de proporcionalidade.
Raio X
- Determine que acessem o link recomendado e calculem a quantidade de ovos para fazer 3 receitas daquela.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e acessem tanto esse quanto outros sites de receita e aproveite para fazerem coisas juntos, observando as questões matemáticas envolvidas nas receitas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
(EF09MA08)Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Objetivos específicos
Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.
Conceito-chave
Proporcionalidade
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Frações
Conceito de razões
Conceito de grandezas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.