Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Plano de ampliação - Vamos desenhar!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade no dia a dia
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. (EF09MA08)
Objetivos específicos
Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Conceito-chave
taxa de proporcionalidade, escala.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Proporção
razão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua
- Trena
- Papel quadriculado
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Estabeleça com a turma um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade já estudados. Peça também que os alunos comentem o que entendem da ideia expressada no slide e que mencionem algum exemplo de situação real, com números, onde se aplica o conceito de proporcionalidade.
Propósito: Explorar o conceito de taxa de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- O que é proporcionalidade?
- O que é taxa de proporcionalidade?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.
Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.
Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.
Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Discuta com a turma:
- A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
- Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
- A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.
Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.
Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.
Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
- Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
- Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, leia a mensagem do slide e retome o que foi discutido. Você pode também perguntar os alunos se eles conseguem citar diversos casos onde as escalas podem ser utilizadas para uma representação proporcional de objetos.
Propósito: Retomar o aprendizado.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Enquanto respondem, circule pela sala a fim de observar suas estratégias de resolução e se ainda resta alguma dúvida em relação ao conteúdo estudado.
Utilizar papel quadriculado pode auxiliar o trabalho do aluno.
Discuta com a turma:
- Peça que o aluno fique atento à graduação da régua
- Instrua o aluno a manter anotações das medidas reais, do método que foi utilizado por ele para definir a escala e das novas medidas
Propósito: Verificar aprendizagem.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_07ALG04)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre seus alunos e alunas que a comparação entre grandezas em forma de fração é uma RAZÃO, que a comparação entre razões é uma PROPORÇÃO.
- Fale que nesta aula vocês irão ver mais situações em que são usadas as razões e proporções.
Atividade principal
- Determine que pesquisem sobre mapas diversos e o significado de suas escalas, dando um tempo combinado para o retorno.
Painel de soluções e discussão das soluções
- Depende do mapa e da escala, mas faça-os olhar para a escala (1 : xxx) como uma razão que serve para montar uma proporção e determinar as distâncias, tanto real quanto no papel, de modo que as figuras sejam idênticas, semelhantes.
Sistematização
- Faça uma sistematização dizendo que uma escala, normalmente, representa uma razão como constante de redução de um desenho. Essa constante permite que todos os segmentos do desenho sejam reduzidos o mesmo número de vezes, não mudando a forma da figura original.
- A escala 1 : 250.000, por exemplo, é equivalente à fração:
- Ou seja, cada 1cm no papel equivale a 250.000cm na distância real (2,5 km)
Encerramento
- Para encerrar, diga que esse número que faz aumentar (ou diminuir) todos os elementos e é chamado de escala, na verdade, é a constante de proporcionalidade (nesse caso, proporcionalidade direta).
Raio X
- Determine que criem uma escala adequada de redução e tentem redesenhar um caderno em cima de uma mesa numa folha de papel. (Não se preocupe, não precisam ser desenhistas, é só para construir a ideia)
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, aproveitando para fazerem medidas juntos, observando as questões proporcionais
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. (EF09MA08)
Objetivos específicos
Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.
Conceito-chave
taxa de proporcionalidade, escala.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Proporção
razão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua
- Trena
- Papel quadriculado