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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Debate regrado: o planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Debate regrado: o planejamento

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Providencie notebook, data show, pincel marcador permanente e papel (madeira, 40 Kg ou cartolina) quantos necessários aos grupos; Com antecedência, solicite que seus alunos assistam em casa aos vídeos disponíveis nos links <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g> e façam as anotações das informações que julgarem importantes (dados numéricos, causas, consequências, regiões com maior incidência, relações estabelecidas, etc.)

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos possuam pouco repertório cultural para a produção de argumentos.

Referências sobre o assunto:

BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;

DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula. Diga que trabalharão com o planejamento de um debate sobre Educação sexual e gravidez.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, oriente a turma a assistir, em casa, aos vídeos disponíveis nos links <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> e <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g>. Peça que, durante a exibição dos vídeos, anotem, ainda em casa, os dados sobre a gravidez na adolescência, apresentados na reportagem e na entrevista que assistiram e que julgarem importantes (dados numéricos, relações, regiões com maior incidência, causas, consequências, etc.).
  • O primeiro vídeo apresenta uma reportagem, produzida pelo programa TV Repórter, sobre a gravidez na adolescência. Caco Barcellos e sua equipe acompanham a rotina e os problemas que jovens mães enfrentam. O segundo é uma conversa com Ana Cunha, responsável pela área de adolescência e juventude do Fundo de População das Nações Unidas, e a jornalista Débora Brito, da Agência Senado. Essa entrevista foi produzida pelo programa Cidadania da TV Senado e aborda a questão gravidez precoce. Dentre os problemas apontados, chama a atenção o abandono da escola durante a gravidez e o difícil retorno depois do parto.
  • O propósito de solicitar que assistam aos vídeos antes da aula é proporcionar à turma a alimentação temática necessária à produção proposta de produção de um debate sobre a questão da gravidez precoce.
  • Em sala de aula, faça um levantamento das informações coletadas pela turma. Converse sobre os aspectos e as consequências que envolvem a gravidez precoce no âmbito biológico, cultural e psicológico. Use as questões do slide para encaminhar essa conversa inicial. Caso preferir, reproduza de modo ampliado para que todos visualizem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A preparação do debate visa a participação de todos da turma, por isso, no primeiro momento, encaminhe essa preparação através do roteiro disponível aqui. Esse roteiro pode ser reproduzido de modo ampliado para que todos visualizem. Converse com a turma sobre a necessidade de definir tudo com antecedência, inclusive os combinados de cordialidade e respeito entre os participantes do debate. Negocie cada um dos itens para que todos entendam a importância do acordo prévio sobre esses encaminhamentos.
  • Depois, organize os alunos em três grupos. Esse número dá-se em virtude dos movimentos argumentativos que serão tomados durante o debate: sustentação, refutação e negociação. Se houver necessidade, separe os grupos por meio de sorteio.
  • Cada grupo levantará as informações que tem para defesa da opinião, considerando o movimento argumentativo que deverão tomar, elencando pelo menos três argumentos e dois contra-argumentos. Como forma de encaminhar o trabalho de forma direcionada, sugerimos um roteiro de planejamento que se encontra disponível aqui.
  • Peça que transcrevam de modo ampliado e escolham um relator do grupo.

Fechamento select-down

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada relator exponha os argumentos e contra-argumentos elaborados. Peça que relatem como foi a experiência. Foi difícil ou fácil? Por quê?
  • Solicite que analisem os argumentos dos demais grupos. Pergunte se têm contra-argumentos para algum dos argumentos apontados.
  • Para encerrar, explique que, embora o debate seja um gênero da oralidade, é comum os debatedores elencarem com antecedência as informações que têm sobre o assunto para, assim, construírem a argumentação durante o debate, bem como preverem possíveis argumentos que vão de encontro ao posicionamento que defendem, necessitando, portanto, desenvolver também contra-argumentos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero debate e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Providencie notebook, data show, pincel marcador permanente e papel (madeira, 40 Kg ou cartolina) quantos necessários aos grupos; Com antecedência, solicite que seus alunos assistam em casa aos vídeos disponíveis nos links <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g> e façam as anotações das informações que julgarem importantes (dados numéricos, causas, consequências, regiões com maior incidência, relações estabelecidas, etc.)

Informações sobre o gênero: O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar mas também de contra-argumentar antecipando os argumentos do outro. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos possuam pouco repertório cultural para a produção de argumentos.

Referências sobre o assunto:

BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A produção textual na escola: abordagens do gênero debate em estudo. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_156.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2018.

Debate regrado. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2017/06/10/genero-textual-debate-regrado/>. Acesso em: 30 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François. Relato de elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard;

DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Davidson Wagner da Silva; SARTORI, Adriane Teresinha Sartori. O gênero “debate regrado” no espaço escolar. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/23957/20766>. Acesso em: 1 dez. 2018.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula. Diga que trabalharão com o planejamento de um debate sobre Educação sexual e gravidez.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Antes da aula, oriente a turma a assistir, em casa, aos vídeos disponíveis nos links <https://www.youtube.com/watch?v=N4RVm1yHYwo> e <https://www.youtube.com/watch?v=zLGn_y1qx-g>. Peça que, durante a exibição dos vídeos, anotem, ainda em casa, os dados sobre a gravidez na adolescência, apresentados na reportagem e na entrevista que assistiram e que julgarem importantes (dados numéricos, relações, regiões com maior incidência, causas, consequências, etc.).
  • O primeiro vídeo apresenta uma reportagem, produzida pelo programa TV Repórter, sobre a gravidez na adolescência. Caco Barcellos e sua equipe acompanham a rotina e os problemas que jovens mães enfrentam. O segundo é uma conversa com Ana Cunha, responsável pela área de adolescência e juventude do Fundo de População das Nações Unidas, e a jornalista Débora Brito, da Agência Senado. Essa entrevista foi produzida pelo programa Cidadania da TV Senado e aborda a questão gravidez precoce. Dentre os problemas apontados, chama a atenção o abandono da escola durante a gravidez e o difícil retorno depois do parto.
  • O propósito de solicitar que assistam aos vídeos antes da aula é proporcionar à turma a alimentação temática necessária à produção proposta de produção de um debate sobre a questão da gravidez precoce.
  • Em sala de aula, faça um levantamento das informações coletadas pela turma. Converse sobre os aspectos e as consequências que envolvem a gravidez precoce no âmbito biológico, cultural e psicológico. Use as questões do slide para encaminhar essa conversa inicial. Caso preferir, reproduza de modo ampliado para que todos visualizem.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • A preparação do debate visa a participação de todos da turma, por isso, no primeiro momento, encaminhe essa preparação através do roteiro disponível aqui. Esse roteiro pode ser reproduzido de modo ampliado para que todos visualizem. Converse com a turma sobre a necessidade de definir tudo com antecedência, inclusive os combinados de cordialidade e respeito entre os participantes do debate. Negocie cada um dos itens para que todos entendam a importância do acordo prévio sobre esses encaminhamentos.
  • Depois, organize os alunos em três grupos. Esse número dá-se em virtude dos movimentos argumentativos que serão tomados durante o debate: sustentação, refutação e negociação. Se houver necessidade, separe os grupos por meio de sorteio.
  • Cada grupo levantará as informações que tem para defesa da opinião, considerando o movimento argumentativo que deverão tomar, elencando pelo menos três argumentos e dois contra-argumentos. Como forma de encaminhar o trabalho de forma direcionada, sugerimos um roteiro de planejamento que se encontra disponível aqui.
  • Peça que transcrevam de modo ampliado e escolham um relator do grupo.
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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada relator exponha os argumentos e contra-argumentos elaborados. Peça que relatem como foi a experiência. Foi difícil ou fácil? Por quê?
  • Solicite que analisem os argumentos dos demais grupos. Pergunte se têm contra-argumentos para algum dos argumentos apontados.
  • Para encerrar, explique que, embora o debate seja um gênero da oralidade, é comum os debatedores elencarem com antecedência as informações que têm sobre o assunto para, assim, construírem a argumentação durante o debate, bem como preverem possíveis argumentos que vão de encontro ao posicionamento que defendem, necessitando, portanto, desenvolver também contra-argumentos.

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