Contexto 3: Presidente Barack Obama falando ao telefone
Plano de Aula
Plano de aula: Afro-americanos e racismo: pluralidades étnicas no mundo globalizado
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI36) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e manchetes do Contexto e da Problematização, podendo imprimir apenas uma de cada, dimensionando-as ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). Na Problematização há resumos que caso não possam ser projetados, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou ainda, serem transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.
Material complementar:
Presidente Barack Obama falando ao telefone.
Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks.
Biografia do presidente Obama: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cKr84gnFvyfDqd3sBed3F3FKa3RmKGhcPxYRstXtkfksmpsbv7nkRechaveX/his9-36und03-material-complementar-a-casa-branca-presidente-barack-obama.pdf
Em 1° de dezembro de 1955 a americana Rosa Parks venceu o racismo e entrou para a história.
Racismo nos Estados Unidos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EvGE4mtXVM3aVVEb9vfDXG22ErxmH3TSJwXPw6wqHYAsrqaZbtqjWpQNA8ep/his9-36und03-problematizacao-1-racismo-nos-estados-unidos.pdf
Direitos civis: boicote do ônibus em Montgomery.
Para você saber mais:
Glossário:
Diversidade: conceito que compreende a pluralidade de elementos de um determinado grupo.
Preconceito: juízo/conceito pré-concebido sobre algo ou alguém, que se materializa em ações discriminatórias, autoritárias e intolerantes.
Globalização: processo de aproximação de pessoas, sociedades e nações, que se integram nos mais diferentes segmentos (sociais, econômicos, culturais, etc), mas em especial essa interligação se dá nos mercados de produção e consumo.
Racismo: teoria que se baseia na superioridade de um grupo em relação à outro/outros, ocasionando atitudes hostis e discriminatórias.
Vale ressaltar que apesar de muitas pessoas utilizarem a palavra raça, há várias discussões entre os teóricos sobre os termos raça e etnia.
OLIVEIRA, Lucas. Raça e etnia. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/raca-etnia.htm>. Acesso em: 25 nov 2018.
CORDEIRO, Tiago. Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/mulheres-que-mudaram-a-historia-rosa-parks/>. Acesso em: 09 dez 2018.
Caso queira se aprofundar:
O que é diversidade. Disponível em: <https://www.significados.com.br/diversidade/>. Acesso em: 08 dez 2018.
O que é globalização. Disponível em: <https://www.significados.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 01 dez 2018.
PRECONCEITO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/preconceito>. Acesso em: 22 nov 2018.
RACISMO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: https://dicionario.priberam.org/racismo>. Acesso em: 01 dez 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.
Vale frisar que a postura de desobediência de Rosa Parks para sua época do ponto de vista da segregação racial nos Estados Unidos, iniciou um movimento de contestação da ordem vigente no que tange o racismo estruturado naquela nação, sendo o ponto de partida para manifestações contrárias ao racismo, que de modo indireto, contribuíram com a eleição de Barack Obama como presidente deste mesmo país, muito tempo depois.
O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que o racismo é um problema atual em diversas nações e assim como no Brasil (mas em cada local ele se manifesta com características diferentes), ele foi construído socialmente devido a diversos fatores, entre eles a escravidão, mas que pode ser superado, desde que sejam tomadas certas medidas para combatê-lo e a atuação de Rosa Parks merece ser reconhecida como uma inspiração para todos que lutam pela igualdade de direitos.
Para você saber mais:
Vale lembrar que, tratando-se da herança negativa da escravidão, independente da nação, deve-se evitar a expressão “escravo”, mas utilizar “escravizado” devido ao fato de que ninguém nasce escravo por condições biológicas, mas é escravizado durante sua vida por imposição, ou seja, numa condição social imposta. A palavra “escravo” dá um sentido de naturalização dessa condição, enquanto “escravizado” permite uma compreensão de que este estaria nessa condição, demonstrando a arbitrariedade e violência desse processo.
KARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; RODRIGUES, A. Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. In: Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS). Disponível em: <https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes.
As fontes a serem apresentadas no Contexto, instigam os jovens à discussão, num “brainstorming” (tempestade de ideias) de ideias e comentários, aumentando a curiosidade sobre a temática a ser tratada e possibilitando que todos possam participar da aula como protagonistas.
Contexto
Orientações: Apresente as imagens e os textos aos estudantes utilizando um projetor ou cópias impressas.
Nesse momento da leitura dessa fonte, caso perceba alguma dificuldade por parte dos estudantes, elenque elementos que podem ser identificados na manchete que foi retirada de um sítio virtual, como quem é o ser humano retratado, porque ela, segundo o título, mudou a história, se ela pode ser considerada afro americana ou não, porque, segundo a manchete, ela ficou defendendo por mais de 50 anos os direitos dos negros (se já havia “liberdade” e “igualdade” nas leis americanas).
Poderá utilizar como argumento que em 1955, Rosa Parks, uma afro americana, negou-se a mudar de lugar no ônibus onde viajava, para cedê-lo a outra pessoa branca a pedido do motorista; essa postura culminou em sua prisão temporária, pois nesse período, havia uma lei de segregação racial que definia quais lugares cada um poderia frequentar; com isso, a comunidade afro americana liderada por Martin Luther King realizou um boicote ao uso do ônibus, ficando 381 dias sem usá-lo.
Vale ressaltar que o caso ocorrido com Rosa Parks foi fundamental, para que depois de um ano, a lei de segregação racial em relação ao transporte público fosse revogada pela Suprema Corte do país (aqui cabe um comentário da importância de todos os seres humanos para a construção da sociedade e da história da humanidade, pois todos são sujeitos históricos importantes, dentro de seus respectivos contextos e além, algumas ações, ainda que individuais, podem afetar à todos, de modo positivo como nesse caso).
Caso queira, nessa aula ou em outro momento, comentar que há outro nome de destaque que aparece nesse período e que apoiou Rosa Parks, e que também foi fundamental como articulador nas manifestações contra o racismo e luta pela igualdade civil foi Martin Luther King, que posteriormente foi assassinado em 1968, provavelmente por grupos racistas. Seu protagonismo histórico foi fundamental para a superação do racismo (outra possibilidade de trabalhar com a questão da importância do sujeito histórico, pois King não afetou apenas seu entorno, contribuiu para a sociedade afro americana com sua postura).
Direitos civis: boicote do ônibus em Montgomery.
Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks.
Em 1° de dezembro de 1955 a americana Rosa Parks venceu o racismo e entrou para a história.
Para você saber mais:
BEZERRA, Juliana. Martin Luther King. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/martin-luther-king/>. Acesso em: 01 dez 2018.
CORDEIRO, Tiago. Mulheres que mudaram a história: Rosa Parks. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/mulheres-que-mudaram-a-historia-rosa-parks/>. Acesso em: 09 dez 2018.
Rosa Parks. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/tag/rosa-parks/>. Acesso em: 08 dez 2018.
Contexto
Orientações: Este slide é uma continuação do anterior, há um pequeno relato do fato ocorrido com Rosa Parks e algumas informações para auxiliar os estudantes na discussão.
Contexto
Orientações: Nesse momento da leitura da imagem, caso perceba alguma dificuldade por parte dos estudantes, elenque elementos que podem ser identificados na foto, como quais bandeiras aparecem no ambiente (uma delas refere-se aos Estados Unidos, outra ao brasão do país) (a presença de bandeiras está relacionada a locais formais, institucionais), a formalidade e a elegância do ambiente demonstram que esse local é importante ou não, o ser humano que aparece, demonstra realizar algo relevante, o que ele está fazendo, ele pode ser considerado branco ou negro.
Vale frisar que a escolha de uma imagem de Barack Obama como uma das fontes a serem analisadas auxilia os jovens a perceberem a questão da importância do sujeito histórico para sua realidade circundante e nesse caso, as ações do presidente não se mostram apenas relevantes para seu entorno físico (os limites geográficos de seu país), mas contribuem para todo o planeta, pois os EUA são líderes em diversos segmentos; uma boa oportunidade para comentar com os alunos sobre a importância das nossas ações e omissões que podem afetar a um todo maior de que fazemos parte.
Caso queira, como a fonte anterior mostra uma imagem de Rosa Parks e o fato ocorrido com ela na década de 50, pode pedir para que os estudantes comentem o que acreditam que pode ter acontecido sobre a questão do racismo durante esse tempo até a eleição do presidente retratado na imagem atual, um presidente afro americano, décadas depois, e como isso pode estar relacionado.
Presidente Barack Obama falando ao telefone.
A Casa Branca “Presidente Barack Obama” (biografia traduzida).
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua escola haja bandeiras (independente da instituição ou das esferas que representam), pergunte aos alunos onde elas costumam ficar ou ser guardadas. Poderá também comentar se os estudantes já estiveram em algum lugar que possua bandeiras expostas, como numa Prefeitura ou na Câmara de Vereadores, para que percebam como seu uso, sua presença, está relacionada à importância e formalidade de determinados ambientes, assim poderão compreender melhor a fonte apresentada.
Para você saber mais:
Bandeira Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.bandeiras-nacionais.com/bandeira-estados-unidos-da-america.html>. Acesso em: 09 dez 2018.
Contexto
Orientações: Estas informações são uma continuação do slide anterior, pois contém informações importantes sobre Barack Obama, para auxiliar os estudantes na discussão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
Problematização
Orientações: Apresente o texto aos alunos utilizando um projetor ou cópias impressas.
Comente que os Estados Unidos foram colônia dos ingleses, assim como o Brasil foi de Portugal, e que ambas as formas iniciais de trabalho pautaram-se em mão de obra de pessoas negras escravizadas trazidas à força da África, sendo a concentração de escravizados mais ao sul dos Estados Unidos, enquanto no Brasil foi na área litorânea inicialmente, para depois alcançar outras regiões, devido ao descobrimento de novas riquezas e outras formas de extração e expansão territorial. Nos Estados Unidos, os escravizados inicialmente trabalharam nas plantations que cultivavam tabaco, enquanto no Brasil os escravizados trabalhavam no cultivo de cana de açúcar.
Caso ache necessário, explique que o racismo é uma ação discriminatória que se baseia em teorias de superioridade de um grupo em relação a outros (dividindo a sociedade em raças e não etnias). No caso dos Estados Unidos, a própria colonização do país pautou-se em teorias raciais de dominação, pois houve a escravidão de negros levados à força da África e posteriormente, como citado no slide, ocorreram também já no século XX, legislações que separavam a sociedade norte americana em duas: a dos brancos e a dos negros/afro americanos, numa postura racista, que dividia as instalações públicas/privadas e os serviços conforme a origem desses seres humanos.
Para você saber mais:
BEZERRA, Juliana. Racismo. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/racismo/>. Acesso em: 01 dez 2018.
Período Colonial dos Estados Unidos. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_colonial_dos_Estados_Unidos>. Acesso em: 01 dez 2018.
SILVA, Daniel Neves. Independência dos Estados Unidos. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/independencia-dos-estados-unidos.htm>. Acesso em: 01 dez 2018.
Problematização
Orientações: Os alunos precisam compreender que a globalização é um processo que ainda se encontra em movimento, ele não está pronto e acabado, vivemos num mundo globalizado, além das integrações sociais, culturais, econômicas, entre outras, há a impressão da diminuição das barreiras geográficas, pois devido ao alto grau de tecnologia disponível, parece que houve um “encurtamento” das distâncias, ou como o geógrafo David Harvey costuma escrever: o “encolhimento do mundo” ou a “compressão espaço-temporal”, pois os fenômenos antes regionais, tornaram-se internacionais, impactando locais distantes de onde ele é gerado inicialmente. Para o teórico Eric Hobsbawm, em sua obra O novo século: entrevista a Antonio Polito, datada do ano 2000, o autor pontua que a descentralização dos processos produtivos aliada a superação dos obstáculos físicos e naturais é fundamental para se perceber a globalização de forma mais evidente, pois ele passa a ser utilizado mais a partir do século XX, com o advento da chamada Terceira Revolução Industrial, atingindo proporções colossais. E os Estados Unidos desde muito cedo historicamente se destacaram nos progressos tecnológicos, tornando-se exemplo de liderança nesse quesito, por isso são considerados por muitos teóricos como nação “símbolo do capitalismo”.
Outro ponto que merece destaque aqui, caso você ache necessário, é comentar sobre o capitalismo, que encontrou terreno fértil no fenômeno da globalização pois houve uma difusão em escala mundial de valores e características que almejam a livre exploração de mercados, onde o lucro e a acumulação de riquezas mostram-se como o alicerce das relações.
Vale ressaltar que o racismo presente nos Estados Unidos é diferente do racismo que encontramos no Brasil, mas é necessário frisar que num país que é tido como “criador de tendências” ou seja, é considerado como modelo para diversas posturas, sejam elas sociais, econômicas ou culturais, a vitória de um afro americano numa eleição presidencial mostra-se como um avanço no combate a posturas racistas.
Para você saber mais:
ANDREWS, George Reid. O negro no Brasil e nos Estados Unidos. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/v2n1/a13v2n1.pdf>. Acesso em: 19 dez 2018.
ARRAES, Jarrid. As nuances do racismo no Brasil e nos Estados Unidos. Disponível em: <https://www.revistaforum.com.br/semanal/as-nuances-do-racismo-no-brasil-e-nos-estados-unidos/>. Acesso em: 19 dez 2018.
BEZERRA, Juliana. Globalização. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/globalizacao/>. Acesso em: 01 dez 2018.
CAPITALISMO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/capitalismo>. Acesso em: 01 dez 2018.
GLOBALIZAÇÃO. Dicionário Priberam (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/globaliza%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 01 dez 2018.
HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
O que é capitalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/capitalismo/>. Acesso em: 01 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes.
A próxima fonte a ser apresentada foi retirada de um sítio virtual e mostra um trecho sobre o evento de condecoração de Rosa Parks, décadas depois do fato ocorrido no ônibus em Montgomery. O foco principal da fonte é o texto abaixo do título “Medalha do Congresso”.
Caso perceba que os estudantes não compreendem a importância social do ato de condecoração, explique que se trata de uma forma de homenagear um ato ou o ser humano que o praticou, por ter feito algo importante, representando orgulho para sua comunidade, valorizando-lhe e respeitando-lhe por isso, mostrando a importância do sujeito histórico e de suas ações dentro de seu contexto.
Para você saber mais:
Em 1° de dezembro de 1955 a americana Rosa Parks venceu o racismo e entrou para a história. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/em-1-de-dezembro-de-1955-a-americana-rosa-parks-venceu-o-racismo-e-entrou-para-a-historia/>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Apresente a imagem aos alunos utilizando um projetor ou cópias impressas.
A desobediência civil de Rosa Parks e os efeitos da ação coletiva dos afro americanos ao boicotar o ônibus em Montgomery mostram-se como uma ação coletiva inspirada na superação e combate ao racismo, pois através de uma postura pacífica, houve resultados positivos, numa nação que separava os seres humanos, segregando-lhes, ao mesmo tempo em que afirmava, apenas no papel, de que todos eram iguais, ou seja, uma ilusão para a comunidade afro americana. Ainda que sua atitude seja respeitável e reconhecida mundialmente, foi somente após 40 anos que ela recebeu uma homenagem do governo norte-americano, enquanto Bill Clinton era presidente; ao ser prestigiada, Parks frisou que esta homenagem deveria encorajar todos que lutam pelos direitos.
Vale lembrar também que não é porque os Estados Unidos elegeram um presidente afro americano em 2009, que o racismo deixou de existir nesta nação, pois a população afro americana ainda sofre muito com o racismo em seus diversos vieses. A população afro americana nos Estados Unidos é uma minoria, representando apenas 13% da população.
Como adequar à sua realidade:
Nesta aula ou em outro momento, você poderá utilizar a temática da condecoração como forma de valorizar os sujeitos históricos locais, como por exemplo, caso em sua comunidade (Cidade, Estado) haja a prática da condecoração de seres humanos que devido a suas posturas relevantes merecem o reconhecimento da sociedade, manifestações estas que geralmente ocorrem em eventos públicos como as sessões da Câmara Municipal/Estadual, poderá demonstrar para seus estudantes a importância dessa prática social. Há escolas que também possuem esta prática, homenageando os alunos que se destacaram em alguma atividade, fato que também pode ser citado e caso ainda não haja em sua escola, pode ser um bom momento para implementá-la com a Coordenação.
Para você saber mais:
Maioria dos negros americanos diz ser tratada injustamente e que igualdade racial “não foi alcançada”. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36758913>. Acesso em: 08 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes.
Nesse momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida, além dos comentários dos estudantes durante essas etapas. Mas é essencial que eles desenvolvam a percepção da importância histórico-social das ações de Rosa Parks e a inegável relevância da vitória de Barack Obama em 2009 na corrida presidencial como formas de resistência e combate ao racismo respectivamente.
Vale ressaltar que durante a história, muitas conquistas sociais só ocorreram com conflitos diretos, somando seres humanos feridos, mutilados e mortos; porém, a postura de Rosa Parks e de sua comunidade ao se manifestarem pacificamente contrários à lei de segregação racial e não que dessa forma não tenha havido sofrimento, porque houve também, conquistaram uma abertura para discussão a respeito do tema e ganharam visibilidade mundial para a pauta. Certamente Rosa Parks e sua família vivenciaram momentos extremamente dolorosos, mas optaram no não uso da violência para buscar a igualdade civil.
Projete, imprima ou transcreva no quadro a proposta de atividade: produção de um texto como uma síntese integradora em seus cadernos, tendo como referencial as fontes, as discussões e os textos.
Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores.
Poderá também comentar para que os alunos utilizem como argumento textual se conheciam ou não a presença do racismo em outros países, se sabiam ou não da presença de negros levados à força para serem escravizados em outros países além do Brasil (a questão da escravatura em outros países passa despercebida, pois muitos acreditam ter apenas ocorrido na América do Sul), se a escolha de um presidente afro americano nos EUA, mostra-se como um avanço no combate ao racismo, se reconhecem a postura de Rosa Parks como elemento positivo no combate ao racismo, se perceberam que não foi necessário o uso da violência para se manifestar, entre outros.
Para você saber mais:
KARNAL, L.; et al. História dos Estados Unidos das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2011.
Materiais complementares
Contexto 1: Rosa Parks
Contexto 2: Rosa Parks
Material Complementar: A Casa Branca “Presidente Barack Obama”
Contexto 4: Biografia de Barack Obama
Problematização 2: texto sobre a condecoração de Rosa Parks
Problematização 1: Racismo nos Estados Unidos
Material Complementar Direitos civis: boicote do ônibus em Montgomery
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula, os 4 documentos do contexto, com as informações sobre Rosa Parks e Barack Obama, e alguns questionamentos. Se preferir, pode encaminhar os materiais complementares, que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, para que os alunos conheçam mais a respeito do ex-presidente Barack Obama e de Rosa Parks. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Será que existe racismo em outros países além do Brasil?
- Vocês já conheciam ou tinham ouvido falar de Rosa Parks ou de Barack Obama?
- Quem é Rosa Parks? Por que ela é citada na revista como uma das mulheres que mudaram a história? O que ela fez?
- Quem é Barack Obama? Qual a importância dele para os EUA?
Dê um tempo para que os grupos discutam e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os 2 documentos com os tópicos sobre racismo nos EUA e a matéria sobre a condecoração de Rosa Parks. Se possível, encaminhe o link para que os alunos possam ler o artigo inteiro sobre a condecoração de Rosa Parks no endereço (disponível aqui). Junto, encaminhe alguns questionamentos.
- Qual foi a importância do gesto de Rosa Parks para a abolição das leis de segregação racial nos ônibus de Montgomery?
- Por que o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, afirma que “Parks foi capaz de lembrar aos EUA que a promessa de liberdade vinha sendo apenas uma ilusão para milhares de cidadãos do país”? Quem eram esses milhares de cidadãos?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um texto relacionando a atitude de Rosa Parks e a eleição de Barack Obama à formas de combater o racismo no mundo contemporâneo.
Além de textos, eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou de caderno e enviar fotos delas, ou fazer um cartaz virtual utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os textos ou cartazes, ou eles podem enviá-los no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, entre outros.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.
O Ted Talk (pequena palestra) de David Ikard aborda, de uma maneira muito interessante, a questão da mitificação da história dos negros e está disponível, com legendas em português, no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Talita Seniuk
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A história recente.
Objeto (s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo;Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade;As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
Palavras-Chave: afro-americanos, racismo, pluralidades étnicas.