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Plano de aula: Memória e esquecimento: como o Holocausto é lembrado (ou não) no Brasil

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Descrição

Nesta aula, os estudantes exploram como o processo de memória (ou esquecimento) do Holocausto se dá no Brasil observando monumentos, museus, ações educativas e representações sociais. Os estudantes são convidados a refletir sobre como a memória histórica contribui para a construção de identidades coletivas e a propor intervenções educativas para fortalecer essa memória no contexto brasileiro.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

Materiais diversos:
cópia impressa das atividades, post-its, cartolinas, canetinhas coletivas e tiras de papel.

Unidade temática (História, Geografia, Arte)/Prática de Linguagem (língua Portuguesa)

  • Totalitarismos e conflitos mundiais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • A emergência do fascismo e do nazismo

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar como o Holocausto é lembrado ou esquecido no Brasil.

  • Identificar elementos de memória coletiva.

  • Propor ação educativa para fortalecer essa memória e contribuir para a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico, criativo.

7. Argumentação.

9. Empatia e Cooperação

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Acesse

Bibliografia

  • PEREIRA, Nilton Mullet; GITZ, Ilton. Ensinando sobre o Holocausto na escola. Porto Alegre: Grupo A, 2023.

  • LEVI, Primo. É isto um homem? 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos (100 min)

Dificuldades antecipadas:

• Os estudantes podem ter dificuldades com o conceito de “memória coletiva” versus “história” ou “esquecimento”. Será preciso mediar e exemplificar.

• Pode haver menor familiaridade com espaços de memória no Brasil; será útil trazer exemplos concretos (museus, memoriais, placas).

• A leitura e interpretação de textos acadêmicos pode ser desafiadora; agrupar estudantes em pares ou trios irá ajudar.

Conversa inicial/Introdução

Ativação: Brainstorm & mapa coletivo (20 min)

Em sala, projete ou imprima quatro imagens de monumentos/memoriais no Brasil relacionados ao Holocausto:

• Memorial às Vítimas do Holocausto - Rio de Janeiro (RJ): https://www.cariocasemfronteiras.com.br/wp-content/uploads/2023/03/monumento-memorial-do-holocausto-rj.jpg

• Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto - São Paulo: https://www.olaviajantes.tur.br/wp-content/uploads/2023/08/IMG-20230824-WA0016.jpg

• Museu do Holocausto - Curitiba (PR): https://museudoholocausto.org.br/wp-content/uploads/Maringas-Maciel-5390-copy.jpg

• Imagem projetada no Congresso Nacional - Brasília (DF): https://imagens.ebc.com.br/4fIbdDzE0hHEqFoNcHqkJgblvu8=/1170x700/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/pzzb9461.jpg?itok=mw_r2DnW

Convide os estudantes a observarem atentamente as imagens e conduza um breve diálogo:

- O que essas imagens representam?

- O que vocês acham que essas pessoas ou lugares estão tentando nos lembrar?

- Por que você acredita que existem tantos monumentos diferentes no Brasil sobre o Holocausto, um fato ocorrido na Europa?

Organize os estudantes em trios e entregue post-its coloridos (você também pode usar papel e fita adesiva, caso prefira). Peça aos grupos que respondam às seguintes perguntas, usando uma cor de post-it para cada uma. Oriente-os a registrar ideias curtas e claras (por meio de palavras, frases, desenhos ou símbolos). É fundamental que, antes de iniciar a atividade de registro em post-its (ou papel e fita adesiva), os professores deem um direcionamento claro e enfático aos alunos sobre a proibição de desenhar suásticas ou quaisquer outros símbolos de ódio, discriminação ou violência nos materiais da atividade.

• (post-it azul) O que lembram ou sabem sobre o Holocausto?

Respostas possíveis: “Foi quando os nazistas mataram milhões de judeus”; “Hitler mandava em tudo”; “Houve campos de concentração”; “As pessoas eram mortas por serem diferentes”; “Foi uma guerra”; “Tinha o campo de Auschwitz” etc.

• (post-it amarelo) Por que é importante lembrar acontecimentos como esse?

Respostas possíveis: “Para não acontecer de novo”; “Para respeitar as pessoas”; “Para lembrar das vítimas”; “Porque é parte da história”; “Porque mostra o que o ódio pode causar”; “Porque ensina a defender os direitos humanos”.

• (post-it verde) Onde no Brasil você acha que se faz esse tipo de memória?

Respostas possíveis: “Em museus”; “Em escolas”; “Em cidades onde há comunidades judaicas”; “Em praças com monumentos”; “No Memorial do Holocausto do Rio”; “Em filmes e livros”; “Em datas comemorativas, como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)”.

Ao agrupar os post-its no quadro, explique à turma que as palavras expressam diferentes formas pelas quais as pessoas lidam com o passado. Algumas atitudes e sentimentos fortalecem a memória e a lembrança, enquanto outras se relacionam com o esquecimento e o silêncio.

É importante deixar claro que não há respostas certas ou erradas, pois as ideias dos alunos refletem percepções diversas sobre como as sociedades se lembram ou se calam diante da história. Acolha os termos e, com sensibilidade, conduza a reflexão mostrando que palavras como indiferença, ignorância, negação e medo não são julgamentos sobre os estudantes, mas representações de comportamentos sociais que podem levar ao esquecimento coletivo.

Assim, o objetivo não é corrigir, mas compreender o significado social dessas atitudes, por que algumas pessoas preferem esquecer, negar ou ignorar certos fatos e como isso impacta a identidade de um povo. Esse diálogo ajuda a turma a perceber que lembrar é um ato de responsabilidade e escolha, e que manter viva a memória do Holocausto é uma forma de construir uma sociedade mais justa e empática.

Em seguida, organize visualmente as ideias em torno de dois eixos no quadro, movendo os post-its conforme necessário:

• Memória e lembrança (palavras associadas a respeito, justiça, história, identidade);

• Esquecimento e silêncio (palavras associadas a indiferença, ignorância, negação, medo).

Faça uma síntese, definindo com a turma o que é “memória coletiva”.

- A memória coletiva é formada pelas lembranças que um grupo compartilha sobre o passado e que ajudam a entender quem somos hoje.

- Quando lembramos o Holocausto, não falamos apenas sobre o que aconteceu na Europa, mas sobre o que a humanidade aprendeu (ou ainda precisa aprender) sobre respeito, tolerância e justiça.

- O Brasil também participa dessa memória, pois existem museus, monumentos e programas educativos que nos ajudam a lembrar e a refletir sobre o valor da vida e da dignidade humana.

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