Plano de Aula

Plano de aula: O Grande Elenco: personalidades negras que fizeram história

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano tem como foco a temática da diversidade racial no Brasil. O objetivo é perceber a importância de personalidades negras na história recente do país, retratando-as de forma positiva e inspiradora, evidenciando seus feitos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo.

  • A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.

  • A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição.

  • Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

  • Anarquismo e protagonismo feminino.

  • O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação.

  • Os anos 1960: revolução cultural?

  • A ditadura civil-militar e os processos de resistência.

  • As questões indígena e negra e a ditadura.

  • O processo de redemocratização.

  • A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.).

  • A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.

  • Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.

  • A questão da violência contra populações marginalizadas.

  • Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.

  • Estudar a vida e as ações de personalidades negras que marcaram a história recente do Brasil, nas mais diferentes áreas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

3. Repertório cultural.

5. Cultura digital.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Materiais sugeridos:

• Borracha;

• Canetas coloridas;

• Cola;

• Folhas de atividades (modelos nos anexos);

• Lápis;

• Tesoura.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 5 minutos.

Inicie a aula realizando uma contextualização sobre a temática central - Diversidade racial no Brasil - motivando os estudantes a citarem nomes de personalidades negras brasileiras que conhecem. Caso não lembrem de imediato, sugira áreas para ajudá-los, como nas artes (música, cinema, literatura, dramaturgia, etc), na educação (história, filosofia, sociologia, língua portuguesa, geografia, etc), na política (local, regional, nacional), entre outras.

Este momento é essencial para o desenvolvimento da próxima atividade, pois os estudantes precisam entender de forma positiva a presença da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Essa percepção será reforçada ao término da aula, proporcionando novos referenciais de algumas das principais personalidades negras que marcaram a história do país, em diferentes segmentos.

Proponha que a turma se organize em duplas, trios, ou grupos maiores, considerando o número de discentes, a quantidade de materiais disponíveis para a realização dessa atividade ou outro formato que seja conveniente para o aprendizado. O ideal é que não trabalhem sozinhos, estimulando a cooperação e a troca de experiências conjunta.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO