Atividade para impressão - Personalidades negras (biografia)
Plano de Aula
Plano de aula: O Grande Elenco: personalidades negras que fizeram história
Por: Talita Seniuk
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Descrição
Este plano tem como foco a temática da diversidade racial no Brasil. O objetivo é perceber a importância de personalidades negras na história recente do país, retratando-as de forma positiva e inspiradora, evidenciando seus feitos.
Habilidades BNCC:
EF09HI01 EF09HI03 EF09HI04 EF09HI07 EF09HI08 EF09HI09 EF09HI17 EF09HI20 EF09HI23 EF09HI24 EF09HI26 EF09HI36
Objeto de conhecimento
- Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo.
- A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
- A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição.
- Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.
- Anarquismo e protagonismo feminino.
- O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação.
- Os anos 1960: revolução cultural?
- A ditadura civil-militar e os processos de resistência.
- As questões indígena e negra e a ditadura.
- O processo de redemocratização.
- A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.).
- A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.
- Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
- A questão da violência contra populações marginalizadas.
- Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.
- Estudar a vida e as ações de personalidades negras que marcaram a história recente do Brasil, nas mais diferentes áreas.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
3. Repertório cultural.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Bibliografia
- BBC News Brasil. Muito além da princesa Isabel: 6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44091469. Acesso em: 22 set. 2024.
- BBC News Brasil. 13 de maio: como dois Estados brasileiros aboliram a escravidão antes de 1888. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48234172. Acesso em: 22 set. 2024.
- BLANC, Aldir. O mestre-sala dos mares. In: João Cândido: o Almirante Negro, organizado pelo Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro: Gryphus, 1999, p. 23.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC/SEB: Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 19 set. 2024.
- BRASIL. Fundação Palmares. Ministério da Cultura. Personalidades notáveis negras. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/departamentos/fomento-a-cultura/personalidades-notaveis-negras-1. Acesso em: 20 set. 2024.
- Coisas da História. Fatos IMPRESSIONANTES sobre 15 Personalidades NEGRAS do Brasil. YouTube, 13 de fevereiro de 2023. 8min24s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TMOcZonIlw8. Acesso em: 05 out. 2024.
- FERRARA, Miriam Nicolau. A imprensa negra paulista (1915-1963). São Paulo: FFLCH/USP, 1986.
- GELEDÉS. Portal Geledés. Disponível em: https://www.geledes.org.br/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwurS3BhCGARIsADdUH53SXE0OMP5aEcz5plmDSqVt2k0VgVUrJp4z-ZiW24nCtPLl8kia4CEaAhT9EALw_wcB. Acesso em: 20 set. 2024.
- GOMES, Flávio; DOMINGUES, Petrônio. (Org.). Experiências de emancipação: biografias, instituições e movimentos sociais na pós-abolição (1890-1980). São Paulo: Selo Negro, 2011.
- _________________________________________. Políticas da raça: experiências e legados da abolição e da pós-emancipação no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2014.
- IMPRENSA NEGRA PAULISTA. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/. Acesso em: 22 set. 2024.
- IPEAFRO. Disponível em: <https://ipeafro.org.br/>. Acesso em: 22 set. 2024.
- NOVA ESCOLA. O que é a Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser usada na recomposição das aprendizagens. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21206/o-que-e-a-aprendizagem-baseada-em-projetos-e-como-ela-pode-ser-usada-na-recomposicao-de-aprendizagens?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwxsm3BhDrARIsAMtVz6OeTrEsXCpgCvMMq7tZ6G3ECGAAoFU2Q_lBic1dCQ0ouEr6Yy_0Nw4aAieDEALw_wcB. Acesso em: 24 set. 2024.
- PINACOTECA DE São Paulo. Enciclopédia Negra. Disponível em: https://portal.iteleport.com.br/tour/pinacoteca-enciclopedia-negra/fullscreen. Acesso em: 20 set. 2024.
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Museu Afro Digital. Disponível em: https://museuafrodigitalrio.org/index.html. Acesso em: 20 set. 2024.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Museu Afro MT. Disponível em: https://setec.ufmt.br/mafro/. Acesso em: 20 set. 2024.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais sugeridos:
• Borracha;
• Canetas coloridas;
• Cola;
• Folhas de atividades (modelos nos anexos);
• Lápis;
• Tesoura.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 5 minutos.
Inicie a aula realizando uma contextualização sobre a temática central - Diversidade racial no Brasil - motivando os estudantes a citarem nomes de personalidades negras brasileiras que conhecem. Caso não lembrem de imediato, sugira áreas para ajudá-los, como nas artes (música, cinema, literatura, dramaturgia, etc), na educação (história, filosofia, sociologia, língua portuguesa, geografia, etc), na política (local, regional, nacional), entre outras.
Este momento é essencial para o desenvolvimento da próxima atividade, pois os estudantes precisam entender de forma positiva a presença da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Essa percepção será reforçada ao término da aula, proporcionando novos referenciais de algumas das principais personalidades negras que marcaram a história do país, em diferentes segmentos.
Proponha que a turma se organize em duplas, trios, ou grupos maiores, considerando o número de discentes, a quantidade de materiais disponíveis para a realização dessa atividade ou outro formato que seja conveniente para o aprendizado. O ideal é que não trabalhem sozinhos, estimulando a cooperação e a troca de experiências conjunta.
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