Plano de Aula

Plano de aula: PoligoMarcas

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
  • Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
  • Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
  • Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
  • Pontuar características do círculo e da circunferência, e  da inscrição e circunscrição de polígonos.

Conceito-chave

Círculo, circunferência e polígonos.

Recursos necessários

Recursos materiais docentes:

  • Quadro e pincel;
  • Computador e impressora;
  • Internet;
  • Material de desenho para quadro (compasso, esquadro, transferidor, régua);
  • Atividades impressas (principal, como uma cópia por grupo, e raio x, com uma cópia por estudante);
  • Datashow (opcional).

.

Recursos materiais discentes:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Papel;
  • Canetas esferográficas ou hidrográficas coloridas;
  • Lápis de cor;
  • Compasso;
  • Transferidor;
  • Régua;
  • Esquadro.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
  • Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
  • Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
  • Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
  • Pontuar características do círculo e da circunferência, e  da inscrição e circunscrição de polígonos.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

  • Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
  • Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
  • Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
  • Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.