Plano de Aula
Plano de aula: Matemática nas Culturas Africanas e Afro-Brasileiras
Descrição
Este plano de aula explora as contribuições matemáticas das culturas africanas e afro-brasileiras, utilizando construções arquitetônicas para tornar a matemática mais acessível e envolvente.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características
- Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos
Objetivos de aprendizagem
- Compreender as contribuições matemáticas das culturas africanas e afro-brasileiras.
- Reconhecer a presença da matemática em diversas construções arquitetônicas e tecnologias tradicionais e contemporâneas.
Competências gerais
1. Conhecimento;
3. Repertório Cultural;
7. Argumentação;
Planeje suas aulas pelo whatsapp
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais sugeridos:
• Recursos audiovisuais (vídeos curtos sobre arquitetura africana, como as pirâmides e o complexo de Timbuktu).
• Folhas
• Palitos
• Argila
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Iniciar com uma breve conversa sobre a importância das culturas africanas e afro-brasileiras para a matemática. Utilizar imagens de construções africanas, como as pirâmides do Egito.

Professor, apresente a importância das culturas africanas e afro-brasileiras para a matemática que está profundamente enraizada nas contribuições históricas e culturais trazidas por essas civilizações ao longo do tempo.
Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos: quem conhece as pirâmides do Egito e sabe como foram construídas e por qual povos?
Outra sugestão, é questionar os alunos: naquela época os povos antigos não tinham as ferramentas que temos hoje e mesmo assim possuíam um domínio de matemática e conhecimentos geométricos inacreditáveis, não é mesmo?
Traga um pouco da história do povo africano e suas contribuições para aprofundar a conversa.
Cite padrões geométricos dos territórios africanos. Você pode inserir uma imagem e comentar sobre ela, exemplificando os padrões geométricos.
Comente que a matemática em muitas dessas culturas foi aplicada na arquitetura, na agricultura, na astronomia e em sistemas de contagem e comércio. Um exemplo icônico são as pirâmides do Egito, que demonstram um domínio avançado da geometria. Fale que essas construções, com suas precisão e simetria, nos mostram como os princípios antigos eram chamados de matemáticos para projetar e erguer monumentos que até hoje desafiam a compreensão moderna.
Imagens de construções como as pirâmides do Egito e os padrões geométricos dos povos africanos podem ajudar a visualizar como a matemática foi aplicada na prática diária dessas culturas.
Essa abordagem ajuda a desmistificar a visão eurocêntrica da história da matemática, mostrando que o conhecimento é verdadeiramente global e diverso.
Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS