Plano de Aula

Plano de aula: Matemática nas Culturas Africanas e Afro-Brasileiras

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Descrição

Este plano de aula explora as contribuições matemáticas das culturas africanas e afro-brasileiras, utilizando construções arquitetônicas para tornar a matemática mais acessível e envolvente.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características

  • Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender as contribuições matemáticas das culturas africanas e afro-brasileiras.

  • Reconhecer a presença da matemática em diversas construções arquitetônicas e tecnologias tradicionais e contemporâneas.

Competências gerais

1. Conhecimento;

3. Repertório Cultural;

7. Argumentação;

Bibliografia

  • GERDES, Paulus (1999). Geometria da África: Explorações Matemáticas e Educacionais. Disponível em: https://www.ams.org/books/clrm/010/clrm010-endmatter.pdf. Acesso em: 29 set. 2024.

  • SOARES, Bárbara Carine. História Preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Materiais sugeridos:

• Recursos audiovisuais (vídeos curtos sobre arquitetura africana, como as pirâmides e o complexo de Timbuktu).

• Folhas

• Palitos

• Argila

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Iniciar com uma breve conversa sobre a importância das culturas africanas e afro-brasileiras para a matemática. Utilizar imagens de construções africanas, como as pirâmides do Egito.

As pirâmides de Gizé
As pirâmides de Gizé. Créditos: WitR/iStock/Getty Images Plus

Professor, apresente a importância das culturas africanas e afro-brasileiras para a matemática que está profundamente enraizada nas contribuições históricas e culturais trazidas por essas civilizações ao longo do tempo.

Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos: quem conhece as pirâmides do Egito e sabe como foram construídas e por qual povos?

Outra sugestão, é questionar os alunos: naquela época os povos antigos não tinham as ferramentas que temos hoje e mesmo assim possuíam um domínio de matemática e conhecimentos geométricos inacreditáveis, não é mesmo?

Traga um pouco da história do povo africano e suas contribuições para aprofundar a conversa.

Cite padrões geométricos dos territórios africanos. Você pode inserir uma imagem e comentar sobre ela, exemplificando os padrões geométricos.

Comente que a matemática em muitas dessas culturas foi aplicada na arquitetura, na agricultura, na astronomia e em sistemas de contagem e comércio. Um exemplo icônico são as pirâmides do Egito, que demonstram um domínio avançado da geometria. Fale que essas construções, com suas precisão e simetria, nos mostram como os princípios antigos eram chamados de matemáticos para projetar e erguer monumentos que até hoje desafiam a compreensão moderna.

Imagens de construções como as pirâmides do Egito e os padrões geométricos dos povos africanos podem ajudar a visualizar como a matemática foi aplicada na prática diária dessas culturas.

Essa abordagem ajuda a desmistificar a visão eurocêntrica da história da matemática, mostrando que o conhecimento é verdadeiramente global e diverso.

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