Plano de aula: Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Deixe claro aos alunos que todo discurso constitui-se de várias informações que são adicionadas de acordo com a intenção comunicativa do emissor em relação ao seu receptor. Por isso, os substantivos dificilmente aparecem sozinhos, a presença das outras classes gramaticais se faz fundamental para isso, como se elas fossem os “detalhes” que completassem os vários sentidos possíveis do núcleo. Um exemplo para essa situação poderia ser em relação a uma “prova” (substantivo), que dependendo dos interlocutores poderá ser “uma, duas…” (quantificativa), “fácil, difícil…” (qualificativa), “sua, minha…” (especificativa) ou ainda “a prova” (determinativa). Ou seja, colocamos efeitos “valorativos” ao discurso, tornando-o subjetivo.
  • Explique que ao usar os substantivos em um texto, estes se tornam a parte fundamental para entendimento, mas que o uso das outras classe gramaticais podem determiná-los ou indeterminá-los, numerá-los, especificá-los e qualificá-los (positiva e negativamente). Por exemplo: em sala de aula, quando o aluno comenta sobre uma tarefa (substantivo), ele pode acrescentar a este núcleo: “chata”, “cansativa”, “imensa” = adjetivos; “a(s)” (= artigo) tarefa(s); “duas/três” (= numeral) tarefas; “sua/minha” (= pronome) tarefa.