Plano de Aula

Plano de aula: Os adjuntos adverbiais e suas circunstâncias

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adverbiais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é auxiliar os alunos para que usem de forma eficiente os adjuntos adverbiais na construção de um texto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Datashow, PC, Internet.

Dificuldades antecipadas: Variar as inúmeras circunstâncias que podem ser dadas pelos adjuntos adnominais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Relembre aos alunos sobre as classes gramaticais, em geral, e sobre o adjunto adverbial, em particular. Pergunte-lhes se eles se lembram qual a maior função dessa classe (“modificar” algumas palavras, de modo a fornecer-lhes determinadas circunstâncias como lugar, tempo, dúvida, negação, entre outras).
  • Escreva no quadro a seguinte oração: “Minha tia formou-se.” e pergunte aos alunos se ela possui sentido completo. Espera-se que respondam que sintaticamente sim, mas que, semanticamente, poderiam ser feitas as seguintes perguntas ao verbo: “em quê”, “quando”, “onde”. Desse modo, peça que completem a frase: “Minha tia formou-se …”, com as seguintes circunstâncias:
  • campo = em Medicina, em Letras, em Arquitetura…
  • lugar = em Harvard, em uma universidade particular, na Unicamp…
  • tempo = em 1980, na década de 90, na semana passada….