Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.
Fonte: DEMARTINI, Felipe. Crítica / Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/critica-vingadores-guerra-infinita-112734/>. Acesso em: 17 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda não entenderem bem as diferentes classes gramaticais e suas funções.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.
CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que expliquem o que eles entendem por núcleo. Atente-se para a ideia de centro, o mais importante, como, por exemplo, o núcleo do sujeito e o do predicado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO