Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.
Fonte: DEMARTINI, Felipe. Crítica / Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/critica-vingadores-guerra-infinita-112734/>. Acesso em: 17 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda não entenderem bem as diferentes classes gramaticais e suas funções.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.
CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que expliquem o que eles entendem por núcleo. Atente-se para a ideia de centro, o mais importante, como, por exemplo, o núcleo do sujeito e o do predicado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO