Plano de Aula

Plano de aula: Os adjuntos adverbiais na construção de um conto

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adverbiais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, Google Drive, Datashow, PC, material impresso (conto).

Fonte: “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca Acesso em 17 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Entender os sentidos intencionais produzidos pelo enunciador de um texto literário.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente, em linhas gerais, o escritor Vinícius de Moraes, cujo texto “Conto carioca” será lido por eles.
  • Relembre a eles que já viram os adjuntos adverbiais e as circunstâncias que expressam. Peça que digam algumas de que eles se lembrem (tempo, lugar, modo, intensidade, modo…).

Material necessário:

cópia do conto “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UR2bKTDgA3X5372BrnBnkuRj5z9TwTgX95pgbybGfAB64Q5mCnfPHGhxDGrU/atividade-para-impressao-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf