Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo uma resenha crítica com a ajuda de adjuntos adnominais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Talvez nem todos os alunos tenham conhecimento do universo de Harry Potter, criado por J.K.Rowling, e, por isso, não entendam algumas passagens subentendidas da resenha.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles possuem o hábito de consumir produtos culturais como filmes, séries, novelas, peças teatrais, etc.
  • Questione se eles consultam a opinião de alguém antes de consumir tais produtos, através da frequente pergunta: “O que você achou?” Do filme, da série, da novela, da música… Se sim, de quem ou onde buscam referências sobre esses produtos.