Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo uma resenha crítica com a ajuda de adjuntos adnominais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Talvez nem todos os alunos tenham conhecimento do universo de Harry Potter, criado por J.K.Rowling, e, por isso, não entendam algumas passagens subentendidas da resenha.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles possuem o hábito de consumir produtos culturais como filmes, séries, novelas, peças teatrais, etc.
  • Questione se eles consultam a opinião de alguém antes de consumir tais produtos, através da frequente pergunta: “O que você achou?” Do filme, da série, da novela, da música… Se sim, de quem ou onde buscam referências sobre esses produtos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO