Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre as simetrias no plano e a congruência de triângulos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais
-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.
-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.
Conceito-chave
Simetrias e congruência de triângulos
Recursos necessários
-Fichas impressas.
-Projetor (se possível)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais
-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.
-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO