Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Sugerimos foco na Atividade principal.
Atividade principal
A atividade principal trata de muitos conceitos que necessitam conhecimentos prévios específicos. Sugerimos usar inicialmente apenas a questão 1, propondo uma ‘aula invertida’. Assim, você deve disponibilizar aos alunos a questão 1 e os slides das soluções (1 e 2). Grave um vídeo ou áudio orientando a proposta e solicitando que os alunos analisem a situação e as respectivas discussões das soluções, procurando explicar através de um vídeo curto o entendimento da situação. Você pode acrescentar mais informações que julgar pertinente para auxiliar os alunos em suas produções (ver Encerramento e Sistematização do conceito). A turma deve encaminhar (via WhatsApp) o vídeo para sua apreciação. Mantenha um canal de comunicação permanente para dúvidas e sugestões. Posteriormente, você pode solicitar a realização da 2ª questão da Atividade principal e também o Raio X e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Essa proposta de atividade exige idas e vindas nas discussões. Retome os vídeos dos alunos para dar um feedback (áudio ou vídeo) considerando os equívocos, acertos e dúvidas. Use informações do Encerramento e da Sistematização do conceito. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Mas, não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão e também de sugerir a realização das demais atividades desse plano (atividades complementares e Raio X).
Se for possível discutir em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/.
Sistematização
Use nas orientações e/ou discussões.
Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões.
Raio X
Use o Raio X como complemento à Atividade principal. Não esqueça também de propor a realização das atividades complementares.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre diagonais: elas serão maiores ou menores que os lados das figuras?