Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Classificando quadriláteros: inclusão de classes.
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades de quadriláteros
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
- Classificar os quadriláteros de acordo com suas propriedades.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever e borracha;
- Lápis de cor;
- Régua, transferidor e jogo de esquadros;
- Compasso (opcional);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
- Classificar os quadriláteros de acordo com suas propriedades.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leitura ou leitura compartilhada junto aos estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.
Discuta com a turma:
- Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
- Há características comuns a diversos quadriláteros?
- Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os alunos o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que os alunos preencham o quadro acima e, em seguida, peça que conversem com um colega e completem o quadro com características que ainda não haviam citado. Sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadriláteros com relação a seus lados, ângulos e diagonais.
Discuta com a turma:
- Quais as suas principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
- Há características comuns a diversos quadriláteros?
- Será que a mesma imagem de um determinado quadrilátero pode possuir diversas características?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas encontradas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Classificar os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos, o paralelismo de seus lados e a inclusão de classes.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 16)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula, destacando que eles descreveram principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.
Propósito: Sintetizar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido. Para verificar uma resolução proposta clique aqui.
Propósito: Verificar se o aluno Identifica semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
Discuta com a turma:
- Quais são as suas principais características dos paralelogramos, paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
- Há quadriláteros que possuem mais de um nome?
- Qual dos quadriláteros possui a maior quantidade de características? Eles possuem características comuns?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO10
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, transferidor, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Pode ser usado como exemplo para os alunos lembrarem como classificar conjuntos pelos atributos, propriedades ou características. Sugerimos incluir nas orientações da Atividade principal.
Atividade principal
A atividade exige análise de quadriláteros para separá-los por características ou propriedades. Grave um áudio ou, de preferência, um vídeo apresentando a classificação do aquecimento e orientando para realização da atividade principal. Você pode fazer uma seleção de itens da atividade principal para encaminhar aos alunos. Use a versão impressa porque os alunos podem imprimir ou copiar. Solicite o retorno das atividades propostas e mantenha um canal de comunicação. Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período)
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1), congruência de triângulos (link 2), paralelas e transversais (link 3). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/angles-between-lines/v/angles-formed-by-parallel-lines-and-transversals
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em ( https://myhomestudio.com.br/ ). Considere as respostas da turma para dar feedback aos alunos. Caso, julgue necessário, solicite que os alunos resolvam também o Raio X e as atividades complementares e não esqueça de realizar discussões para ampliar e consolidar as aprendizagens dos alunos.
Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões
Raio X
Proponha a realização do Raio X e atividades complementares. Mantenha um canal de comunicação aberto e retome as discussões sempre que necessário.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações? Quais semelhanças? Quais diferenças?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros considerando a medida de seus ângulos e o paralelismo de seus lados.
- Classificar os quadriláteros de acordo com suas propriedades.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever e borracha;
- Lápis de cor;
- Régua, transferidor e jogo de esquadros;
- Compasso (opcional);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.