Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Simetria nos triângulos e quadriláteros e a congruência de triângulos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras
-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.
-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.
Conceito-chave
Simetrias e congruência de triângulos.
Recursos necessários
-Fichas impressas.
-Projetor (se possível)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras
-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.
-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO