Plano de Aula

Plano de aula: Simetria nos triângulos e quadriláteros e a congruência de triângulos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras

-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.

-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.

Conceito-chave

Simetrias e congruência de triângulos.

Recursos necessários

-Fichas impressas.

-Projetor (se possível)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras

-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.

-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO