Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando trapézios e paralelogramos: medida de ângulos e paralelismo de lados
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades de quadriláteros
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Identificar as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Identificar os paralelogramos a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
- Identificar os trapézios a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever e borracha;
- Lápis de cor;
- Régua e transferidor;
- Compasso para transferência de medidas (opcional);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Identificar os paralelogramos a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
- Identificar os trapézios a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos para que, em duplas, falem com o colega sobre o paralelismo dos lados de um paralelogramo, o paralelismo dos lados de um trapézio, a medida dos ângulos de um paralelogramo e a medida dos ângulos de um trapézio. Após pensarem e discutirem sobre o assunto em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem e discutam conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
- O que é paralelismo de lados de um quadrilátero? O que você sabe sobre as medidas dos ângulos internos de um quadrilátero?
- Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
- dos paralelogramos?
- dos trapézios?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.
Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
- O que são duas retas paralelas distintas?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.
Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
- O que são duas retas paralelas distintas?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos e solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada do enunciado da atividade. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor, malha quadriculada se necessário para a reprodução da figura (papel), régua e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.
Propósito: Identificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre os diversos tipos de trapézios?
- O que são duas retas paralelas distintas?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 12)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não), além desta ser uma atividade aberta, isto é, que permite diversos resultados possíveis e corretos. Apesar de ser uma atividade aberta, espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Propósito: Discutir algumas propriedades de paralelogramos e trapézios que os estudantes perceberam ao responder a atividade
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos lados paralelos e ângulos congruentes dos quadriláteros indicados por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
- Quantos pares de lados paralelos tem cada quadrilátero? Como nomeá-los?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características. Enfatize junto aos estudantes o fato do paralelogramo também ser um trapézio, dando ênfase ao fato do trapézio possuir um par de lados paralelos.
Propósito: Retomar as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas nesta aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Pode ser que os estudantes apresentem soluções incompletas, se isso ocorrer, pode-se solicitar que olhem a resolução dos demais colegas para comparar as diversas soluções, as quais se complementam. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.
Propósito: Verificar se o aluno identifica e constrói paralelogramos e trapézios considerando algumas de suas propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
- Quais quadriláteros você conseguiu construir? Quantas são as possibilidades?
- Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu? Qual os nomes dos seus quadriláteros?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, esquadros, transferidor, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa RAIO X
Aquecimento
Pode ser usado como apoio às orientações.
Atividade principal
A atividade principal, exige três ações que envolvem a medição e observação de quadriláteros em malha quadriculada. Sugerimos usar a atividade como exemplo para orientar sua turma em relação a alguns conceitos que, por ventura, não tenham sido trabalhados. Grave um vídeo orientativo e encaminhe via WhatsApp para seus alunos, juntamente com o Raio X (versão impressa). Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período).
Discussão das soluções
Selecione algumas respostas dos alunos para discutir em seu feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Grave um áudio, vídeo ou registro escrito como feedback ( https://myhomestudio.com.br/ ). Use informações do Encerramento. Atividades geométricas exigem idas e vindas nas discussões, então ao sugerir a realização das demais atividades desse plano (Raio X e Atividades complementares), não esqueça de realizar discussões para alinhar as aprendizagens dos alunos.
Se for possível discutir em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões
Raio X
Encaminhe o Raio X, via WhatsApp, para seus alunos com um vídeo orientativo da atividade, considerando as sugestões presentes na Atividade Principal. Provavelmente, os alunos precisarão de apoio em relação a conceitos de paralelismos, congruência, propriedades de quadriláteros, por exemplo. Haverá necessidade também de expandir a linguagem geométrica. Pode ser solicitado um glossário. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para você. Mantenha um canal de comunicação aberto. Se sua turma necessitar de fontes de pesquisa, podem ser sugeridos os vídeos da Khan Academy, por exemplo (ver links abaixo). Posteriormente, sugerimos que você solicite a realização do Raio X e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1), congruência de triângulos (link 2), paralelas e transversais (link 3). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/angles-between-lines/v/angles-formed-by-parallel-lines-and-transversals
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que podem servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Identificar as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Identificar os paralelogramos a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
- Identificar os trapézios a partir da medida de seus ângulos e paralelismo dos lados.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever e borracha;
- Lápis de cor;
- Régua e transferidor;
- Compasso para transferência de medidas (opcional);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.