Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando propriedades: losango, retângulo e quadrado
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades de quadriláteros
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
- régua;
- Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?
Quais os casos de congruência de triângulos?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?
Quais os casos de congruência de triângulos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.
Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.
Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções e associações por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize a imagem do losango, trace suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes (no caso, os quatro triângulos retângulos obtidos após realizarem as dobraduras e recortes), a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
Qual é o quadrilátero formado pelo itinerário da viagem? Quais são as suas principais características?
Os triângulos obtidos após o recorte são congruentes? Explique.
Você pensou em alguma outra forma de resolver tal situação? Qual? Como resolveria?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
É uma reflexão sobre características de quadriláteros Você pode usar nas orientações. Sugerimos foco na Atividade principal.
Atividade principal
Sugerimos simplificar a atividade, sem uso dos lápis coloridos. Peça que os alunos relacionem os quadriláteros às suas respectivas propriedades. Você pode numerar as propriedades listadas para facilitar. Use a versão impressa que é editável para fazer alterações e encaminhe via WhatsApp para sua turma. Grave um áudio ou vídeo explicativo e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. A linguagem matemática é importante nessa atividade. Dê dicas em suas orientações. Pode ser solicitado ainda que os alunos elaborem um glossário com os termos principais explorados na atividade. Mantenha um canal de comunicação aberto. Se sua turma necessitar de fontes de pesquisa, podem ser sugeridos os vídeos da Khan Academy, por exemplo (ver links abaixo). Posteriormente, sugerimos que você solicite a realização do Raio X e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1) e congruência de triângulos (link 2). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Considere as respostas dos alunos e as dúvidas apresentadas para retomar pontos importantes em seu feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Grave um áudio, vídeos ou registro escrito como feedback. Use informações do Encerramento. Atividades geométricas exigem idas e vindas nas discussões, então ao sugerir a realização das demais atividades desse plano (Raio X e Atividades complementares), não esqueça de realizar discussões para alinhar as aprendizagens dos alunos.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões
Raio X
Use o Raio X como complemento à Atividade principal. Não esqueça também de propor a realização das atividades complementares.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
- régua;
- Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.