Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_16GEO05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, esquadros, transferidor, malha quadriculada, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
É uma parte importante da atividade porque retoma conceitos necessários à atividade. Inclua nas orientações da Atividade principal.
Atividade principal
A atividade propõe a construção de ‘molduras’ com canudos. Sugerimos palito de churrasco ou de picolé, papelão ou outro material. Use a versão impressa da atividade e encaminhe via WhatsApp para sua turma. Grave um áudio ou vídeo explicativo e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. A linguagem matemática é importante nessa atividade, por isso, o Aquecimento precisa ser levado em consideração. Dê dicas em suas orientações. Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação aberto. Se sua turma necessitar de fontes de pesquisa, podem ser sugeridos os vídeos da Khan Academy, por exemplo (ver links abaixo). Posteriormente, sugerimos que você solicite a realização do Raio X e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadriláteros (link 1) e congruência de triângulos (link 2). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/quadrilaterals-and-polygons
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Observe as respostas dos alunos e as dúvidas apresentadas para selecionar elementos importantes para discutir em seu feedback com a turma. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp, que tem um alcance maior. Grave um áudio, vídeo ou registro escrito como feedback ( https://myhomestudio.com.br/ ). Use informações do Encerramento da Sistematização do conceito. Atividades geométricas exigem idas e vindas nas discussões, então ao sugerir a realização das demais atividades desse plano (Raio X e Atividades complementares), não esqueça de realizar discussões para alinhar as aprendizagens dos alunos.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas orientações e/ou discussões
Encerramento
Use nas orientações e/ou discussões
Raio X
Use o Raio X como complemento à Atividade principal. Não esqueça também de propor a realização das atividades complementares.
Convite às famílias
Pode-se discutir sobre quadriláteros. Quais tipos? Quais características? Quais denominações?