Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quadriláteros: trapézio isósceles e paralelogramo
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades de quadriláteros
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Vinícius do Nascimento Silva Mano e Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar as propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Deduzir as propriedades dos paralelogramos utilizando congruência de triângulos;
- Deduzir as propriedades dos trapézios isósceles utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros e suas propriedades.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
- Esquadros e régua;
- Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
- Atividades impressas em folhas ou projetadas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Deduzir as propriedades dos paralelogramos utilizando congruência de triângulos;
- Deduzir as propriedades dos trapézios isósceles utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros e suas propriedades.
Aula
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO