Plano de Aula

Plano de aula: Quadriláteros: trapézio isósceles e paralelogramo

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades de quadriláteros

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Vinícius do Nascimento Silva Mano e Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12  - Demonstrar as propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

Objetivos específicos

  • Deduzir as propriedades dos paralelogramos utilizando congruência de triângulos;
  • Deduzir as propriedades dos trapézios isósceles utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer as principais características dos quadriláteros e suas propriedades.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
  • Esquadros e régua;
  • Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
  • Atividades impressas em folhas ou projetadas.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Deduzir as propriedades dos paralelogramos utilizando congruência de triângulos;
  • Deduzir as propriedades dos trapézios isósceles utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer as principais características dos quadriláteros e suas propriedades.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.


Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.


Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.


Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.


Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos