Plano de Aula

Plano de aula: Transformações Equivalentes

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF08MA15) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos Específicos

  • Analisar como conjuntos de transformações isométricas modificam figuras no plano cartesiano.
  • Compreender as características das transformações isométricas e de composições de transformações.
  • Verificar equivalência entre conjuntos de transformações com e sem apoio de construções.

Conceito-chave

Composição de transformações isométricas no plano cartesiano

Recursos Necessários

  • Lápis, tesoura e fichas impressas.
  • Projetor (se possível)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF08MA15) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos Específicos

  • Analisar como conjuntos de transformações isométricas modificam figuras no plano cartesiano.
  • Compreender as características das transformações isométricas e de composições de transformações.
  • Verificar equivalência entre conjuntos de transformações com e sem apoio de construções.

Conceito-chave

Composição de transformações isométricas no plano cartesiano

Recursos Necessários

  • Lápis, tesoura e fichas impressas.
  • Projetor (se possível)

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Observação: É importante que os alunos tenham conhecimento das simetrias no plano cartesiano. Se considerar necessário, acesse os planos de aula sobre este tema na plataforma (unidades 15 e 16 do sétimo ano).