Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: O pan-africanismo: movimento de resistência
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26, de História, que consta na BNCC, para identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Sugerimos que organize a turma em trios, para que os alunos possam debater os temas apresentados.
Materiais necessários: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo, com base na reflexão e na análise deste movimento no decorrer da aula.
Você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.
Material complementar: Os conteúdos apresentados em slide podem ser acessados em formato para impressão, além de outros materiais complementares, seguem abaixo:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf
Mapa das rotas do comércio de escravos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf
Professor, caso deseje e tenha equipamentos disponíveis, como atividade de abertura desta aula com o tema Pan-africanismo sugerimos que também apresente aos alunos o vídeo Super Choque: Pan-africanismo - trata-se de uma animação em que o protagonista é um garoto negro e possui superpoderes. Neste episódio Super Choque visita a África e lá, durante um passeio turístico, sua amiga explica o conceito e a origem do Pan-africanismo. Iniciar a aula com o vídeo é uma forma dinâmica, lúdica e divertida, pois alinha-se à faixa etária dos alunos do Fundamental II. Deixamos aqui à disposição o link do vídeo: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019
Para você saber mais:
Para maior compreensão do significado de Pan-africanismo, sugerimos o vídeo/palestra do professor Muryatan Santana Barbosa, ministrada na USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tsWSLuyBYVw Acesso em: 25 de fev. 2019.
Sugerimos, também, a leitura do material “Pan-africanismo: o conceito que mudou a história do negro no mundo contemporâneo”, disponível em: https://www.geledes.org.br/pan-africanismo-o-conceito-que-mudou-historia-do-negro-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos. Você poderá escrevê-lo no quadro ou fazer a leitura em voz alta para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Se necessário, você poderá realizar a leitura do conceito de Pan-africanismo e seus desdobramentos. Este material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. 2019
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO