Plano de Aula

Plano de aula: Guerra do Ópio

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26. Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, Datashow (se possível) e material para produzir a charge (folha A4, lápis de desenho 6B ou lápis comum grafite, lápis preto e marrom, canetinhas pretas e marrons ou giz de cera preto e marrom).

Material complementar: Seguem os links que estão disponíveis para o desenvolvimento desta aula:

Fonte para contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWMuQSJBXScyGNhUcQUw3hS3cMymrFxFQSmGA67JD2baqtThkqMfbvUS7AaH/his8-26und03-fonte-para-contexto.pdf

Orientações para contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf

Orientações para problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf

Glossário:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sfwfmz55VvGbXexAsRHhR8mPR2kqT3s22SCPHVUQUFyJQ3KuFetz77vcAvKy/his8-26und03-glossario.pdf

Fonte para problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf

Orientações para sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GNedKdW42qfgGkxggTvmTHm3CxyVM9nKJu7umYpw5GZy9Nf7sm7a94EQzw8t/his8-26und03-orientacoes-para-sistematizacao.pdf

Sugerimos como material complementar que assista ao filme: “A guerra do ópio”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H2qeWX2rTA8 . A Guerra do Ópio é um filme chinês de estilo épico-histórico dirigido por Xie Jin. Ganhador do prêmio de melhor filme pelo Golden Rooster em 1997 e pelo Hundred Flowers Awards, foi às telas de cinema em diversos festivais internacionais, notadamente Festival de Cannes e o Festival de Montreal.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Opium_War_(film) Acesso em 09 de Dez. de 2018.

Para você saber mais:

NAVARRO, Roberto. O que foi a Guerra do Ópio? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-guerra-do-opio/>. Acesso em: 09 de Dez. de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e apresente o objetivo da aula aos alunos. Você poderá pedir para que algum aluno leia para a turma, ou você mesmo poderá realizar a leitura. Oriente para que os alunos copiem o objetivo no caderno.

Nesta etapa, você orientará que a turma se divida em trios. Estes trios, permanecerão para a realização de todas as etapas desta aula. Portanto, é importante a mediação do professor para que as divisões atentem à formação de grupos que possam se ajudar de forma mútua.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá escrever o objetivo no quadro e pedir para que os alunos copiem em seus cadernos.

Para você saber mais: Vídeo aula: A Guerra do Ópio - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F-sObBSjVko Acesso em: 09 de Dez de 2018. Neste vídeo, observe a primeira charge apresentada, nela aparece um inglês depositando uma substância, com uso de um funil, por garganta abaixo em um chinês. Se achar pertinente, congele essa imagem e mostre aos alunos para que possam fazer uma leitura sobre a imposição britânica do ópio sobre a China.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO