Plano de Aula

Plano de aula: Revolta dos Cipaios (1857-1859)

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26 - Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Peça para que a turma se organize em grupos de no máximo quatro integrantes.

Como Sistematização, oriente que realizem a construção de um fôlder ou Manifesto do Cipaios, onde os alunos possam explicar as razões da revolta, convocando seus compatriotas para participar do levante.

Para o desenvolvimento do fôlder, o professor deverá providenciar folha A4, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, jornais e revistas para recorte, cola branca e tesoura sem ponta. Os alunos poderão fazer o fôlder em diferentes formatos, utilizando frases, desenhos ou colagens que preferir, mas devem atender aos objetivos e motivos que levaram à Revolta dos Cipaios.

Materiais necessários: Para o desenvolvimento desta aula, você utilizará :

Referências da cultura hindu e muçulmana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YXVeSwVe3XyDVeQuJNVQu7uxxnEhWJ6sesZj6vZGjWQnSDY9YxMPfryZtJhN/his8-und26-problematizacao.pdf

Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSUaE74xJ7GTJQhpCf3qbbPpGPJ3cKYxz8GhuAUZSeK2QcDBMt3sW8YaabHt/his8-und26-glossario.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtgpZPHkfbMMuJFV5DYSs68MAWdA8FBX8btD7MYAYSBjEqgnFMpBgDBEU6jd/his8-26und-sistematizacao.pdf

Material complementar: Referências da cultura hindu e muçulmana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YXVeSwVe3XyDVeQuJNVQu7uxxnEhWJ6sesZj6vZGjWQnSDY9YxMPfryZtJhN/his8-und26-problematizacao.pdf

Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSUaE74xJ7GTJQhpCf3qbbPpGPJ3cKYxz8GhuAUZSeK2QcDBMt3sW8YaabHt/his8-und26-glossario.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtgpZPHkfbMMuJFV5DYSs68MAWdA8FBX8btD7MYAYSBjEqgnFMpBgDBEU6jd/his8-26und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Como forma de interação aos conteúdos, você poderá ler o material completo, utilizado como fonte para a Problematização, sobre a Revolta dos Cipaios.

MACEDO, Emiliano Unzer. História da Ásia: uma introdução à História moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível em, https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf

Por que a carne de porco é proibida no Islã? https://religiaodoislam.com.br/da-carne-de-porco-proibido-no-isla/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Por que as vacas são sagradas na Índia? https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Você poderá projetar o slide, ou se preferir escreva o objetivo no quadro. É importante que os alunos compreendam que o objetivo da aula é de compreender a Revolta dos Cipaios como uma forma de resistência dos povos que habitavam a Índia no século XIX e que envolveram interesses culturais e religiosos por parte dos cipaios.

Para você saber mais: Sugerimos este vídeo para maior interação ao assunto. Imperialismo no século XIX - Revolta dos Cipaios na Índia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x2iLreIuu0U Acesso em: 10 de jan. de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO