Contexto: Referências da cultura hindu e muçulmana
Plano de Aula
Plano de aula: Revolta dos Cipaios (1857-1859)
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26 - Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Peça para que a turma se organize em grupos de no máximo quatro integrantes.
Como Sistematização, oriente que realizem a construção de um fôlder ou Manifesto do Cipaios, onde os alunos possam explicar as razões da revolta, convocando seus compatriotas para participar do levante.
Para o desenvolvimento do fôlder, o professor deverá providenciar folha A4, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, jornais e revistas para recorte, cola branca e tesoura sem ponta. Os alunos poderão fazer o fôlder em diferentes formatos, utilizando frases, desenhos ou colagens que preferir, mas devem atender aos objetivos e motivos que levaram à Revolta dos Cipaios.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento desta aula, você utilizará :
Referências da cultura hindu e muçulmana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YXVeSwVe3XyDVeQuJNVQu7uxxnEhWJ6sesZj6vZGjWQnSDY9YxMPfryZtJhN/his8-und26-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtgpZPHkfbMMuJFV5DYSs68MAWdA8FBX8btD7MYAYSBjEqgnFMpBgDBEU6jd/his8-26und-sistematizacao.pdf
Material complementar: Referências da cultura hindu e muçulmana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YXVeSwVe3XyDVeQuJNVQu7uxxnEhWJ6sesZj6vZGjWQnSDY9YxMPfryZtJhN/his8-und26-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtgpZPHkfbMMuJFV5DYSs68MAWdA8FBX8btD7MYAYSBjEqgnFMpBgDBEU6jd/his8-26und-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Como forma de interação aos conteúdos, você poderá ler o material completo, utilizado como fonte para a Problematização, sobre a Revolta dos Cipaios.
MACEDO, Emiliano Unzer. História da Ásia: uma introdução à História moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível em, https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf
Por que a carne de porco é proibida no Islã? https://religiaodoislam.com.br/da-carne-de-porco-proibido-no-isla/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Por que as vacas são sagradas na Índia? https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Você poderá projetar o slide, ou se preferir escreva o objetivo no quadro. É importante que os alunos compreendam que o objetivo da aula é de compreender a Revolta dos Cipaios como uma forma de resistência dos povos que habitavam a Índia no século XIX e que envolveram interesses culturais e religiosos por parte dos cipaios.
Para você saber mais: Sugerimos este vídeo para maior interação ao assunto. Imperialismo no século XIX - Revolta dos Cipaios na Índia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x2iLreIuu0U Acesso em: 10 de jan. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá projetar os slides referentes ao Contexto desta aula. Esta etapa apresentará características socioculturais do hinduísmo e do islamismo (podendo também identificá-los como muçulmanos), sobretudo no se refere à organização por castas (Índia) e a relação do consumo da carne animal para muçulmanos e hindus. O conteúdo deverá ser trabalhado para contextualizar a noção cultural e religiosa destes povos para a compreensão das resistências na Revolta dos Cipaios, no século XIX.
Após a leitura, com a turma já organizada em grupos o professor irá propor um breve debate entre os alunos (em seus grupos) sobre o Contexto, com base nas questões colocadas no slide. Você poderá sortear um dos alunos e orientar que o grupo do mesmo coloque suas abordagens e pedir para outro grupo complementar as ideias expostas (é importante que esta atividade possa gerar um ambiente dinâmico e de trocas).
Sugerimos ao professor que proponha à turma duas questões-chave:
- Qual a relação das castas com a organização social da índia?
Resposta esperada: As castas são divisões sociais, tradicionais e antigas, que por muito tempo regeram a ordem social na Índia, além de outros países na Ásia. Na índia, sobretudo, até meados do século XX, a sociedade era dividida por castas e a segregação social proporciona acesso a direitos a determinadas ordens destas castas mais do que outras.
- Qual a relação da carne para hindus e muçulmanos?
Resposta esperada: Para os muçulmanos, a carne de porco é impura de acordo com os preceitos do livro sagrado Alcorão. Em relação ao hinduísmo, o boi é um animal essencial para o desenvolvimento dos homens, seja no auxílio na agricultura, no leite e no próprio alimento, em períodos de escassez, portanto, tornou-se um animal sagrado.
Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais viável, poderá apresentar este material de forma impressa, neste caso, sugerimos que o professor faça uma cópia, pelo menos, para cada equipe. O material está disponível no endereço: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf
Para você saber mais:
O sistema de castas na Índia: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-sistema-castas-na-india.htm Acesso em: 25 de fev. de 2019
Por que a carne de porco é proibida no Islã? https://religiaodoislam.com.br/da-carne-de-porco-proibido-no-isla/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Por que as vacas são sagradas na Índia? https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá projetar os slides referentes ao Contexto desta aula. Esta etapa apresentará características socioculturais do hinduísmo e do islamismo (podendo também identificá-los como muçulmanos), sobretudo no que se refere à organização por castas (Índia) e à relação do consumo da carne animal para muçulmanos e hindus. O conteúdo deverá ser trabalhado para contextualizar a noção cultural e religiosa destes povos para a compreensão das resistências na Revolta dos Cipaios, no século XIX.
Após a leitura, com a turma já organizada em grupos, o professor irá propor um breve debate entre os alunos (em seus grupos) sobre o Contexto, com base nas questões colocadas no slide. Você poderá sortear um dos alunos e orientar que o grupo do mesmo coloque suas abordagens e pedir para outro grupo complementar as ideias expostas (é importante que esta atividade possa gerar um ambiente dinâmico e de trocas).
Sugerimos ao professor que proponha à turma duas questões-chave:
- Qual a relação das castas com a organização social da índia?
Resposta esperada: As castas são divisões sociais, tradicionais e antigas, que por muito tempo regeram a ordem social na Índia, além de outros países na Ásia. Na índia, sobretudo, até meados do século XX, a sociedade era dividida por castas e a segregação social proporciona acesso a direitos a determinadas ordens destas castas mais do que outras.
- Qual a relação da carne para hindus e muçulmanos?
Resposta esperada: Para os muçulmanos, a carne de porco é impura de acordo com os preceitos do livro sagrado Alcorão. Em relação ao hinduísmo, o boi é um animal essencial para o desenvolvimento dos homens, seja no auxílio na agricultura, no leite e no próprio alimento, em períodos de escassez, portanto, tornou-se um animal sagrado.
Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais viável, poderá apresentar este material de forma impressa, neste caso, sugerimos que o professor faça uma cópia, pelo menos, para cada equipe. O material está disponível no endereço: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dAyKzne57JYAgubUX293xSvQ2VahAFjJJcQuHb3EeJSaswFYAqWJASzzW3Zr/his8-und26-contexto-referencias-da-cultura-hindu-e-muculmana.pdf
Para você saber mais:
O sistema de castas na Índia: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-sistema-castas-na-india.htm Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Por que a carne de porco é proibida no Islã? https://religiaodoislam.com.br/da-carne-de-porco-proibido-no-isla/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Por que as vacas são sagradas na Índia? https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india/ Acesso em: 25 de fev.
de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade, orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes, e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que no final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas com base na leitura da fonte e da Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar da atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos, sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem). O material está disponível no endereço: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YXVeSwVe3XyDVeQuJNVQu7uxxnEhWJ6sesZj6vZGjWQnSDY9YxMPfryZtJhN/his8-und26-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade, orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes, e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que no final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas com base na leitura da fonte e na Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar da atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos, sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem).
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade, orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que no final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas com base na leitura da fonte e da Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar da atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim, todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos, sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem).
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade, orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes, e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que ano final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas a partir da leitura da fonte e da Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar da atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos, sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem).
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade, orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes, e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que no final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas a partir da leitura da fonte e da Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar da atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim, todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos. Sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem).
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá orientar os alunos (que deverão estar em seus grupos) a ler o texto proposto para a Problematização. Para a realização desta atividade orientamos que o professor faça uma cópia impressa para cada grupo, assim eles poderão fazer a leitura mais atenta e, se necessário, poderão retomar ao texto para analisar o conteúdo de forma mais efetiva.
Sugerimos que escolha alguns alunos, de grupos diferentes, e peça para que cada um leia uma parte, assim, a leitura ficará mais dinâmica. Observe que no final do texto há um Glossário com termos e palavras para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Neste momento, o dicionário de língua portuguesa poderá ficar à disposição para outras dúvidas que poderão surgir.
Após a leitura, projete ou escreva no quadro as perguntas que deverão ser desenvolvidas com base na leitura da fonte e da Contextualização.
Reforce aos alunos que, apesar de a atividade ser em grupo, tanto as perguntas quanto as respostas elaboradas pelo grupo deverão constar nos cadernos dos integrantes, assim todos deverão anotar a atividade em seus cadernos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá anotar as perguntas no quadro, ou entregar o material impresso ao alunos, sugerimos que o professor aproveite e imprima mais de um exemplar por folha, assim, poderá aproveitar melhor o espaço do material e proporcionar que todos os alunos possam ter uma cópia da atividade em seu caderno (colagem).
Para você saber mais: Como forma de complementação do conteúdo, disponibilizamos um mapa da Índia para melhor compreensão da orientação contextual da Índia.
Mapa da Índia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPSMd4nyGRccppC2PsW46Q5sVMAydRhGnTKMG6jtZwdgcEwuhtRHQ6UQ8VRC/his8-und26-mapa-da-india.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete o slide ou escreva as questões no quadro. Oriente que realizem a construção de um fôlder ou Manifesto do Cipaios, onde alunos e alunas possam explicar as razões da revolta, convocando seus compatriotas a participar do levante.
Para o desenvolvimento do fôlder, o professor deverá providenciar folha A4, canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, jornais e revistas para recorte, cola branca e tesoura sem ponta. Os alunos poderão fazer o fôlder em diferentes formatos, utilizando frases, desenhos ou colagens que preferir, mas devem atender aos objetivos e motivos que levaram à Revolta dos Cipaios.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa das orientações para cada grupo. O material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtgpZPHkfbMMuJFV5DYSs68MAWdA8FBX8btD7MYAYSBjEqgnFMpBgDBEU6jd/his8-26und-sistematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Sugerimos um site que demonstra como fazer uma carta aberta, com objetivo de apresentar reivindicações e/ou protesto. Carta aberta: https://www.todamateria.com.br/carta-aberta/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Site de ilustração para exemplos de folders: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115 Acesso em: 25 de fev. 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento do contexto com as fontes propostas e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Qual a relação das castas com a organização social da Índia?
- Qual a relação da carne para hindus e muçulmanos?
Peça para que os alunos reflitam, discutam com os colegas e respondam os questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos com a fonte da problematização, os questionamentos e o glossário.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento com as reflexões propostas na etapa e as orientações, para que produzam um fôlder ou manifesto dos Cipaios. Eles podem fazer os folderes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador ou smartphone, usando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar os folderes ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os folderes ou manifestos, ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e acomentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
A revista Aventuras na História tem uma matéria sobre a origem do sistema de castas na Índia (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI26 Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
Palavras-chave: Índia, resistência, Cipaios, religião e dominação.