Plano de Aula

Plano de aula: O eurocentrismo do século XIX e a realidade científica africana

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Economia

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a elaboração desta aula, você precisará de folhas pautadas, ou almaço, canetas, lápis, borrachas, para a elaboração de cartas como atividade de Sistematização.

Nesta aula, a turma deverá ser organizada em grupo, de no máximo, quatro integrantes.

Material complementar: As fontes e os conteúdos expostos nos slides estão disponíveis para versões impressas. Desta forma, você poderá entregar uma cópia para cada aluno e/ou se desejar poderá organizar a sala em grupos, de no máximo três alunos. Assim, poderá disponibilizar uma cópia dos materiais para cada grupo.

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9nb8HvvKcF6jFdarKXJgR9DCYFdnRd2nXCxDUkuGbYN4vHnMyFqYzJ6QpFC/his8-24und-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6qZnbgedv5kRDsZbvmjWD4y6xcfQZVZ3CGMA6ZNQbquG5BkAvPg2YcsDxnjP/his8-24und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uPNJmewGVdtHZxcAH3Tdjm6J47tp7NANXy3wmjPFKB2XYxdM4vpFdJKP3z7Q/hist-24und-sistematizacao.pdf

Como Sistematização, os alunos deverão elaborar, de forma individual, um poema que retrate as relações do lugar do negro na produção intelectual. Para a confecção de poemas deixamos disponível um link para inspirar sua imaginação, se for possível, poderá apresentar o site aos alunos. Poemas de autores negros:

http://escola-edisonlobao.blogspot.com/2011/11/poemas-de-escritores-negros.html Acesso em: 28 de fev. de 2019.

Para você saber mais:

Para maiores informações sobre o lugar do negro na História da educação, no Brasil, sugerimos a leitura da dissertação de Carlos Eduardo Dias Machado, Mmestre em História pela USP. População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/CARLOS_EDUARDO_DIAS_MACHADO.pdf

Matéria: “Negras e negros inventores, cientistas e pioneiros: contribuições para o desenvolvimento da humanidade”. Disponível em: https://www.geledes.org.br/negras-e-negros-inventores-cientistas-e-pioneiros-contribuicoes-para-o-desenvolvimento-da-humanidade-de-carlos-machado-sera-lancado-em-marco/ Acesso em: 28 de fev. de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É importante que o professor deixe da forma mais clara possível o objetivo desta aula.

Para você saber mais: Caso o professor deseje se aprofundar em tema como o darwinismo social no Brasil e no mundo, sugerimos leituras de artigos sobre o tema. Disponíveis:

Darwinismo social, eugenia e racismo científico: sua repercussão na sociedade e na educação braisleira: http://www.scielo.br/pdf/er/n12/n12a14.pdf Acesso em: 28 de fev. de 2019.

Repensando o eurocentrismo como legado imposto: constituição da historicidade da monoculturalidade no ambiente escolar: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_hist_artigo_luiz_carlos_kanigoski.pdf Acesso em: 28 de fev. de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA