Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Economia
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Para o desenvolvimento desta aula, você deverá separar uma folha A4 para cada aluno, pois será utilizada no desenvolvimento da Sistematização. Além disso, serão disponibilizados para impressão os materiais para a elaboração desta aula:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7Jn7Rv3Wt5JvyNk4un6b3QK5u55y6ShGEcKzugTuRryNaZ6tcB8AesdfRUd/his8-und24-sistematizacao.pdf
Nesta aula, você poderá optar por organizar a turma em grupos de no máximo quatro pessoas, mas a Sistematização (atividade final) será individual. A proposta em grupo será uma forma de estimular o debate e a troca das percepções e análises. Mas, caso prefira manter os alunos em suas carteiras, de forma individual, sugerimos que estimule a turma a participar e debater. Uma ideia é sortear o nome dos alunos para que eles possam colocar suas ideias e percepções das atividades sugeridas.
Para a Sistematização, propomos a confecção de uma história em quadrinhos, em que cada aluno deverá produzir a sua de modo individual, mas poderão permanecer em grupo (caso você optar em reuni-los). Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.
Sugerimos que leia este material que traz alguns poemas com tema da cultura afrodescendente: https://demonstre.com/10-poemas-negros-dia-da-consciencia-negra/ Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Material complementar:
Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Ta8Z2pQs7XBb9REndESBnRXyww2H99PpMD5mJd48WTWbqwH8BVDwDbenXBe/his8-und24-mapa-politico-da-africa.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Para você saber mais:
Sugerimos o livro completo sobre a comercialização do marfim africano como forma de aprofundamento ao tema proposto por esta aula. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Org. Vanicléia Silva Santos, Eduardo França Paiva e René Lommez Gomes - Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. Disponível em: https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema desta aula aos alunos, você poderá escrever no quadro lê-lo para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Como sugestão de aprofundamento do tema, você poderá ler a reportagem sobre as consequências do comércio de marfim, na reportagem “Marfim e o massacre dos elefantes”. Disponível em:
https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre a qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender os interesses da indústria e do comércio estrangeiro europeu.
Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:
- Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países? (Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.
- Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas. Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim, como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf
Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo, para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.
Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:
- Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus bem como a civilização branca devem ser debatidos.
- Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.
Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf
Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.
Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:
- Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.
- Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.
Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf
Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo: Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender os interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:
Leia atentamente e reflita.
Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:
- O período que cada texto retrata.
- Analisarem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.
Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.
Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:
Leia atentamente e reflita.
Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:
- O período que cada texto retrata.
- Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.
Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.
Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:
Leia atentamente e reflita.
Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:
- O período que cada texto retrata.
- Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.
Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.
Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:
Leia atentamente e reflita.
Com seus colegas, relacionem os conteúdos do texto 1 e do texto 2. Observem:
- O período que cada texto retrata.
- Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.
Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.
Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Esta etapa exigirá que os alunos retomem as imagens do Contexto e ao texto da Problematização, portanto é importante que você disponibilize cópias impressas destes materiais, ou deixe os slides à disposição para consulta. Você poderá fazer uma cópia por grupo (de no máximo quatro integrantes, conforme proposto no início desta aula) ou entregar uma cópia para cada aluno, se assim achar pertinente.
O objetivo desta atividade é de que os alunos analisem as relações propostas no Contexto, a fala do personagem no filme Pantera negra, como a reivindicação pelos bens de seus antepassados africanos; a condição exploratória do marfim bem como estas reivindicações estão inseridas na realidade, como as reportagens apontam.
Desta maneira, os alunos deverão desenvolver uma história em quadrinhos retratando os problemas que esta exploração gera para os países da África. O HQ deverá conter de três a cinco quadrinhos, conter diálogos que tenha falas e lógica direta com o tema abordado.
Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção das HQs.
Outra proposta é que, no final da produção das histórias em quadrinhos, os alunos possam pendurá-las em um varal, que será colocado na sala (conforme orientação no primeiro slide) e assim, o professor poderá propor que os alunos leiam as HQs produzidas pelos colegas.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Sugerimos que acesse o link indicado, pois contém ideias de como elaborar histórias em quadrinhos. Se achar pertinente e viável, poderá expor este material aos alunos como forma de estimular suas ideias. Link disponível em: https://br.pinterest.com/cassiareginatei/produ%C3%A7%C3%A3o-de-texto-quadrinhos/?lp=true Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com os trechos propostos e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Como o personagem do filme Pantera Negra vê os artefatos da África em museus de outros países europeus?
- Sobre o que tratam as duas reportagens?
- De que maneira o trecho do filme Pantera Negra se relaciona com as duas reportagens?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que eles reflitam ou discutam com os familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento da problematização com os dois textos e alguns questionamentos.
- O que é o marfim? Para que ele é usado?
- Por que as pessoas buscam comprar marfim?
- O comércio de marfim é legalizado na maioria dos países? Por quê?
- Qual era o perfil da maioria dos proprietários de objetos de marfim, a partir do século XVII, de acordo com o texto 2?
- Que consequências a busca por marfim pode ter para grande mamíferos como os elefantes?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam debater e responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o contexto das fontes.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir as histórias em quadrinhos no caderno e enviar fotos, ou fazê-las usando ferramentas digitais como o Google Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os quadrinhos ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem os quadrinhos com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
A matéria da Revista Galileu “Por que os museus ocidentais deveriam devolver os artefatos da África” explica algumas questões sobre obras de arte africanas em museus ocidentais (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI24 Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
Palavras-chave: Exploração de recursos naturais da África, neocolonialismo, marfim, tesouros da África.
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