Plano de Aula

Plano de aula: “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Economia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para o desenvolvimento desta aula, você deverá separar uma folha A4 para cada aluno, pois será utilizada no desenvolvimento da Sistematização. Além disso, serão disponibilizados para impressão os materiais para a elaboração desta aula:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7Jn7Rv3Wt5JvyNk4un6b3QK5u55y6ShGEcKzugTuRryNaZ6tcB8AesdfRUd/his8-und24-sistematizacao.pdf

Nesta aula, você poderá optar por organizar a turma em grupos de no máximo quatro pessoas, mas a Sistematização (atividade final) será individual. A proposta em grupo será uma forma de estimular o debate e a troca das percepções e análises. Mas, caso prefira manter os alunos em suas carteiras, de forma individual, sugerimos que estimule a turma a participar e debater. Uma ideia é sortear o nome dos alunos para que eles possam colocar suas ideias e percepções das atividades sugeridas.

Para a Sistematização, propomos a confecção de uma história em quadrinhos, em que cada aluno deverá produzir a sua de modo individual, mas poderão permanecer em grupo (caso você optar em reuni-los). Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Sugerimos que leia este material que traz alguns poemas com tema da cultura afrodescendente: https://demonstre.com/10-poemas-negros-dia-da-consciencia-negra/ Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Material complementar:

Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Ta8Z2pQs7XBb9REndESBnRXyww2H99PpMD5mJd48WTWbqwH8BVDwDbenXBe/his8-und24-mapa-politico-da-africa.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais:

Sugerimos o livro completo sobre a comercialização do marfim africano como forma de aprofundamento ao tema proposto por esta aula. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Org. Vanicléia Silva Santos, Eduardo França Paiva e René Lommez Gomes - Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. Disponível em: https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema desta aula aos alunos, você poderá escrever no quadro lê-lo para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Como sugestão de aprofundamento do tema, você poderá ler a reportagem sobre as consequências do comércio de marfim, na reportagem “Marfim e o massacre dos elefantes”. Disponível em:

https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO