Fonte Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Ideologia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI23, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Canetas.
- Lápis e borracha.
Material complementar: O link para os documentos de impressão das fontes utilizadas neste plano de aula estão disponíveis aqui:
- Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUbZdtHUXm3Gkf2sckPy6rBPw3wpBwx5VcgazT3fxG8zPybaUA4yAZx8GrT7/his8-23und02-fonte-contexto.pdf
- Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xwTgEjzPCewgV2DVRtdadVNfXv2phsrDFsVXrfZNYCzU4pPDW8xfs3wwUH3Y/his8-23und02-fontes-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos, se dispuser dos recursos, senão, escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que todos compreenderam o objetivo da aula e esclareça as eventuais dúvidas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO