Fonte Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Ideologia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI23, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Canetas.
- Lápis e borracha.
Material complementar: O link para os documentos de impressão das fontes utilizadas neste plano de aula estão disponíveis aqui:
- Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUbZdtHUXm3Gkf2sckPy6rBPw3wpBwx5VcgazT3fxG8zPybaUA4yAZx8GrT7/his8-23und02-fonte-contexto.pdf
- Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xwTgEjzPCewgV2DVRtdadVNfXv2phsrDFsVXrfZNYCzU4pPDW8xfs3wwUH3Y/his8-23und02-fontes-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos, se dispuser dos recursos, senão, escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que todos compreenderam o objetivo da aula e esclareça as eventuais dúvidas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir o tema da aula para os alunos. Para isso, os alunos deverão realizar uma análise de um texto e uma charge, de Cecil Rhodes, mostrando o discurso da superioridade racial branca que embasava as missões imperialistas da Europa nos continentes africano e asiático durante o século XIX.
Link para acesso aos textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUbZdtHUXm3Gkf2sckPy6rBPw3wpBwx5VcgazT3fxG8zPybaUA4yAZx8GrT7/his8-23und02-fonte-contexto.pdf
- Imprima as fontes e distribua aos alunos, divididos em grupos de até quatro membros.
- Oriente a análise das fontes pelos grupos, realizando uma leitura dirigida. É importante que você oriente os alunos a perceber o conteúdo racista do discurso de Rhodes e contextualizar com o período histórico estudado.
- Relembre os alunos que o discurso se encaixa nas características do darwinismo social e das teorias do chamado “racismo científico”, durante o século XIX. Também pontue a presença da ideia do “retorno do mito civilizatório” que também foi utilizado como pano de fundo das conquistas imperialistas da Europa durante o neocolonialismo.
- Atente os alunos a analisar a charge, o esperado é que eles consigam perceber que ela representa a hegemonia da Europa, representada pela figura do homem branco de braços abertos, sobre o continente africano.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar a discussão da aula com os alunos.
- Distribua as fontes da Problematização para os grupos e peça para que realizem a leitura e a análise das imagens.
- Oriente para que os alunos percebam se há e qual a diferença entre as fontes de agora e as utilizadas anteriormente na etapa de Contextualização.
- Questione aos grupos se eles conseguem relacionar o texto lido no Contexto com as imagens analisadas nesta etapa, e, se sim, como.
- Pergunte aos grupos como as teorias do racismo científico do século XIX podem ser contestadas com as imagens analisadas nesta etapa.
- Pergunte aos grupos o que eles entendem por “racismo colonial” e como relacionam o neocolonialismo do século XIX com o racismo dos dias atuais.
- É importante que você ressalte com os alunos que as teorias racistas do século XIX e o imperialismo europeu não atingiram só o continente africano mas também o asiático, produzindo uma imagem estereotipada e racista também deste continente.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar as teorias do racismo científico, que são utilizadas como pano de fundo do imperialismo europeu durante o século XIX, como co-responsáveis pelo racismo que as populações africana e asiática vivem até os dias de hoje. É importante que os alunos percebam como a ideia de inferioridade das raças não brancas ainda é muito presente na nossa sociedade, perpetrada por um racismo que é estrutural. A análise das imagens dos dois grandes vencedores do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações das artes visuais no mundo, Maherseala Ali e Sandra Oh, devem servir como argumento para contestar as afirmações dos teóricos do século XIX sobre a “inferioridade” das raças não brancas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar a discussão da aula com os alunos.
- Distribua as fontes da Problematização para os grupos e peça para que realizem a leitura e a análise das imagens.
- Oriente para que os alunos percebam se há e qual a diferença entre as fontes de agora e as utilizadas anteriormente na etapa de Contextualização.
- Questione aos grupos se eles conseguem relacionar o texto lido no Contexto com as imagens analisadas nessa etapa, e se sim, como.
- Pergunte aos grupos como as teorias do racismo científico do século XIX podem ser contestada com as imagens analisadas nesta etapa.
- Pergunte aos grupos o que eles entendem por “racismo colonial” e como relacionam o neocolonialismo do século XIX com o racismo dos dias atuais.
- É importante que você ressalte com os alunos que as teorias racistas do século XIX e o imperialismo europeu não atingiram só o continente africano, mas também o asiático, produzindo uma imagem estereotipada e racista também deste continente.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar as teorias do racismo científico, que são utilizadas como pano de fundo do imperialismo europeu durante o século XIX, como co-responsáveis pelo racismo que as populações africana e asiática vivem até os dias de hoje. É importante que os alunos percebam como a idéia de inferioridade das raças não brancas ainda é muito presente na nossa sociedade, perpetrada por um racismo que é estrutural. A análise das imagens dos dois grandes vencedores do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações das artes visuais no mundo, Maherseala Ali e Sandra Oh, devem servir como argumento para contestar as afirmações dos teóricos do século XIX sobre a “inferioridade” das raças não brancas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc. XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar a discussão da aula com os alunos.
- Distribua as fontes da Problematização para os grupos e peça para que realizem a leitura e a análise das imagens.
- Oriente para que os alunos percebam se há e qual a diferença entre as fontes de agora e as utilizadas anteriormente na etapa de Contextualização.
- Questione aos grupos se eles conseguem relacionar o texto lido no Contexto com as imagens analisadas nesta etapa, e, se sim, como.
- Pergunte aos grupos como as teorias do racismo científico do século XIX podem ser contestadas com as imagens analisadas nesta etapa.
- Pergunte aos grupos o que eles entendem por “racismo colonial” e como relacionam o neocolonialismo do século XIX com o racismo dos dias atuais.
- É importante que você ressalte com os alunos que as teorias racistas do século XIX e o imperialismo europeu não atingiram só o continente africano, mas também o asiático, produzindo uma imagem estereotipada e racista também deste continente.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar as teorias do racismo científico, que são utilizadas como pano de fundo do imperialismo europeu durante o século XIX, como co-responsáveis pelo racismo que as populações africana e asiática vivem até os dias de hoje. É importante que os alunos percebam como a idéia de inferioridade das raças não brancas ainda é muito presente na nossa sociedade, perpetrada por um racismo que é estrutural. A análise das imagens dos dois grandes vencedores do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações das artes visuais no mundo, Maherseala Ali e Sandra Oh, devem servir como argumento para contestar as afirmações dos teóricos do século XIX sobre a “inferioridade” das raças não brancas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão produzir uma atividade que sintetize os conhecimentos que adquiriram durante os debates da aula. Para isso, distribua para cada grupo uma coletânea de Imagens de personagens importantes na História da humanidade não brancos e separadamente uma coletânea de legendas contendo o nome e a realização. Os grupos deverão atribuir legendas às imagens, na busca por acertar quem são estes personagens. A idéia é que o trabalho seja colaborativo e que busque primeiro avaliar os conhecimentos do alunos sobre narrativas de personagens não brancos na História e também desconstruir os estereótipos com relação aos mesmos, contrariando as ideias de hegemonia e superioridade racial branca das teorias do racismo científico do século XIX.
Após o término, os grupos devem apresentar como ficaram suas colagens, e, depois de apresentados todos, o professor deve corrigir coletivamente com a sala os possíveis erros, mostrando o gabarito das montagens.
Link para arquivo com as fotos e legendas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NbczyJR9T785AN8MUQWqRhcBAWvfuKpsfCth8yKuER9yQCUnH9RWBgNssm7q/his8-23und02-atividade-sistematizacao.pdf
Link para arquivo da resolução da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ARpv2p4VUZVFrARvzWYYQyZ6v83qhYBEyVpMDEr4mnYJMTUZqdQxneTf92/his8-23und02-resolucao-da-atividade.pdf
Para isso é importante que haja um conhecimento dos alunos sobre tais fatos, que pode ser através de uma pequena exposição feita por você. Como sugestão, você pode usar o trecho final da música de Stevie Wonder, “Black Man” (disponível em: https://medium.com/@GleamingSword/stevie-wonders-black-man-let-justice-be-for-all-b799d6f83385. Acesso em: 24/2/2019), onde ele cita uma série de realizações e personalidades históricas importantes que não são todas brancas e européias. Também, como sugestão, você pode citar o filme Estrelas além do tempo (disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/cultura/quem-foram-as-tres-cientistas-negras-que-fizeram-historia-na-nasa/.
Acesso em: 24/2/2019) que conta a história das três cientistas negras da NASA nos EUA, durante a década de 60, em pleno apartheid racial, que foram essenciais para as conquistas espaciais na época.
Ainda como sugestão, utilize o enredo da escola de samba vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro de 2019, Estação Primeira de Mangueira, “História pra ninar gente grande”, que tratou justamente dos heróis e heroínas esquecidos pela “História oficial” trazendo personagens negros e indígenas que marcaram a História do Brasil. (disponível em: http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/enredo. Acesso em: 11/3/2019).
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019, - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão produzir uma atividade que sintetize os conhecimentos que adquiriram durante os debates da aula. Para isso, distribua para cada grupo uma coletânea de imagens de personagens importantes na História da humanidade não brancos e separadamente uma coletânea de legendas contendo o nome e a realização. Os grupos deverão atribuir legendas às imagens, na busca por acertar quem são estes personagens. A ideia é que o trabalho seja colaborativo e que busque primeiro avaliar os conhecimentos do alunos sobre narrativas de personagens não brancos na História e também desconstruir os estereótipos com relação aos mesmos, contrariando as ideias de hegemonia e superioridade racial branca das teorias do racismo científico do século XIX.
Após o término, os grupos devem apresentar como ficaram suas colagens, e, depois de apresentados todos, o professor deve corrigir coletivamente com a sala os possíveis erros, mostrando o gabarito das montagens.
Link para arquivo com as fotos e legendas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NbczyJR9T785AN8MUQWqRhcBAWvfuKpsfCth8yKuER9yQCUnH9RWBgNssm7q/his8-23und02-atividade-sistematizacao.pdf
Link para arquivo da resolução da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ARpv2p4VUZVFrARvzWYYQyZ6v83qhYBEyVpMDEr4mnYJMTUZqdQxneTf92/his8-23und02-resolucao-da-atividade.pdf
Para isso é importante que haja um conhecimento dos alunos sobre tais fatos, que pode ser por meio de uma pequena exposição feita por você. Como sugestão, você pode usar o trecho final da música de Stivie Wonder, “Black Man” (disponível em: https://medium.com/@GleamingSword/stevie-wonders-black-man-let-justice-be-for-all-b799d6f83385. Acesso em: 24/2/2019), onde ele cita uma série de realizações e personalidades históricas importantes que não são todas brancas e europeias. Também, como sugestão, você pode citar o filme “Estrelas além do tempo” (disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/cultura/quem-foram-as-tres-cientistas-negras-que-fizeram-historia-na-nasa/. Acesso em: 24/2/2019), que conta a história das três cientistas negras da NASA nos EUA, durante a década de 60, em pleno apartheid racial, que foram essenciais para as conquistas espaciais na época.
Ainda como sugestão, utilize o enredo da escola de samba vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro de 2019, Estação Primeira de Mangueira, “História para ninar gente grande”, que tratou justamente dos heróis e heroínas esquecidos pela “História Oficial” trazendo personagens negros e indígenas que marcaram a História do Brasil. (disponível em: http://www.mangueira.com.br/carnaval-2019/enredo. Acesso em: 11/3/2019).
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
- HORNER, Erik. Vozes do Imperialismo. Disponível em: http://pos-aula.blogspot.com/2012/02/vozes-do-imperialismo.html. Acesso em: 24/2/2019.
- HOLANDA, MAPG. Contribuição da ciência na elaboração de teorias racistas no séc.XIX, e seus efeitos nas relações raciais no Brasil. In Geledés Instituto da Mulher Negra. Jun, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/contribuicao-da-ciencia-na-elaboracao-de-teorias-racistas-no-secxix-e-seus-efeitos-nas-relacoes-raciais-no-brasil/.
Acesso em: 24/2/2019. - HOBSBAWM. E. J. A era dos impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 12 ed., 1998.
- SAID. E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015. Disponível em: https://medium.com/@gabrieloliveira_78782/africa-e-darwinismo-social-o-imperialismo-ideol%C3%B3gico-e-cultural-como-ferramenta-de-hegemonia-cient-4da3a22eb03d. Acesso em: 24/2/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com o texto e charge de Cecil Rhodes, e alguns questionamentos. Você pode encaminhar, junto, o mapa do continente africano, para que os alunos consigam visualizar a distância entre o norte e o sul do continente, ou pedir para que os alunos pesquisem no Google Maps a distância entre estes dois pontos, como no exemplo (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Você também pode, se preferir, enviar algumas informações sobre quem foi Cecil Rhodes. Para isso você pode acessar o site da Enciclopédia Britânica (disponível aqui), clicar com o botão direito do mouse no corpo do texto, escolher traduzir para o português e enviar a captura do site.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Segundo Cecil Rhodes, qual era o seu propósito? Por quê?
- Na charge, Cecil Rhodes tem os pés sobre o continente africano. O que isso significa?
- O que a postura de Rhodes com os braços abertos sobre a África pode significar?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas, acrescentando informações e contextualizando a fonte.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o documento da etapa com os três textos e os questionamentos. Junto, você pode encaminhar os links para que os os alunos vejam o significado de alguns termos que aparecem no texto que eles podem não conhecer, ou você pode enviar um glossário com as capturas (prints) dos verbetes.
Edificar: (disponível aqui).
Abnegação: (disponível aqui).
Diáspora: (disponível aqui).
- De que forma o neocolonialismo prejudicou a ciência do continente africano, segundo o texto?
- De que forma poderia ser feita a descolonização de um país ou território?
- O que seria o racismo colonial? De que forma ele está relacionado ao texto e à charge de Cecil Rhodes? De que forma está relacionado ao neocolonialismo e ao racismo de hoje em dia?
- Observe as duas fotos e as informações sobre os dois atores.
- Você já conhecia algum deles? Já viu algum de seus filmes ou séries?
- O que pode significar o fato de a atriz Sandra Oh ser a primeira pessoa de origem asiática a apresentar uma cerimônia do Globo de Ouro, e a primeira mulher asiática a ganhar mais de uma estatueta na cerimônia?
- As fotografias dos atores premiados são apenas dois, de inúmeros exemplos, que contradizem as ideias do racismo colonial e as teorias racistas. De que forma elas fazem isso?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o contexto das fontes e as teorias raciais do século XIX.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento com o modelo da atividade. Os alunos podem: imprimir as imagens e as legendas e colá-las no caderno, editar os documentos colocando as legendas abaixo das imagens, fazer nos cadernos através de um desenho simples que represente a imagem e copiando a legenda.
Se optar por fazer uma aula síncrona ao final da problematização, eles podem fazer a atividade todos juntos, com você compartilhando as imagens e as legendas na sua tela, para que a turma possa debater e definir onde deve ir cada legenda.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Jogos de tabuleiro populares como o WAR e o Banco Imobiliário podem auxiliar bastante no aprendizado sobre os conceitos de Imperialismo e Capitalismo. No WAR, o objetivo de cada jogador é construir um império, dominar continentes ou derrotar os exércitos de outra nação o mais rápido possível. No Banco Imobiliário, vence quem conseguir formar um monopólio ou derrotar a concorrência mais rápido.
A matéria da Revista Aventuras na História traz diversas charges do século XIX que tratam do “fardo do homem branco” (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI23 Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Palavras-chave: Imperialismo, neocolonialismo, racismo científico, darwinismo social, racismo.