GEO8_04UND05 - Fragmentos de Reportagens (Ação propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Venezuela: crise e caos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel branco para a confecção dos mapas mentais; material para ação propositiva.
Material complementar:
Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf
Fragmentos de Reportagens (Ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpAJ3e5kdynkraRdpB6sBs9fn5sAjXF5zRCM4Rp7JNTBYWb7nwJxsPnudC9k/geo8-04und05-fragmentos-de-reportagens-acao-propositiva.pdf
Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf
Para você saber mais:
CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515
. Acesso em: 07 de março de 2019.
Crise na Venezuela: o que está em jogo para governo e oposição com o retorno de Juan Guaidó. BBC. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/04/crise-na-venezuela-o-que-esta-em-jogo-para-governo-e-oposicao-com-o-retorno-de-juan-guaido.ghtml
>. Acesso em: 07 mar 2019.
Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml
>. Acesso em: 07 mar 2019.
WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da crise política e humanitária vivenciada pelos venezuelanos desde o ano de 2017. Comente que a Venezuela é presidida por Nicolás Maduro desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013. Em seguida, ressalte que a crise na Venezuela é resultado de uma retração econômica que teve início desde que Nicolás Maduro assumiu o poder, e intensificou-se nos anos subsequentes.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país venezuelano. Em seguida, ressalte que o povo venezuelano vem sofrendo as consequências de uma retração econômica que iniciou no ano de 2013, quando o então presidente Nicolás Maduro assumiu o poder, após a morte do ex-presidente Hugo Chávez. Exponha aos alunos os diversos problemas que a população enfrenta: a questão da fome; o aumento do número de doenças, inclusive as anteriormente consideradas erradicadas no país; aumento da violência; hiperinflação; desemprego; desabastecimento de medicamentos em hospitais, bem como de alimentos e produtos de higiene em supermercados; aumento do número de mortes, dentre outros. Posteriormente, comente com os alunos que, não obstante as dificuldades que têm encontrado no dia-a-dia, os venezuelanos são proibidos de receberem ajuda humanitária de outros países, assim como encontram percalços em suas tentativas de emigração do referido país.
Contextualização
Orientações: No slide 4, serão apresentadas imagens de venezuelanos realizando protestos em seu país, migrando e buscando asilo político em países fronteiriços. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que estas fotos foram tiradas nos anos de 2018 e 2019, quando a situação política, econômica e social da Venezuela piorou significativamente. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Considerando que a crise vivenciada pela Venezuela teve início em 2013, você acredita que os venezuelanos deveriam ter iniciado seus protestos já nos primeiros sinais de retração econômica? Justifique.
- O que você acha da recusa de Nicolás Maduro quanto às doações de alimentos para o povo venezuelano? Justifique
- Você acredita que Nicolás Maduro age corretamente ao fechar as fronteiras no intuito de dificultar a emigração venezuelana e a chegada de ajuda humanitária vinda de outros países? Justifique.
Imagens Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf
Fonte das imagens:
Colombian National Police leading Venezuelans from San Antonio del Táchira, Venezuela toward Villa del Rosario, Norte de Santander, Colombia. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76804865>. Acesso em: 09 mai 2019.
Venezuelan Protests: 23 January 2019. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76094418> . Acesso em: 09 mai 2019.
UNICEF ECU 2018 Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72663807>. Acesso em: 09 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, os venezuelanos têm vivido momentos de caos em seu país, que ocasionam a elevação do número de casos de fome, doenças, miséria e morte na população.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de até 5 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as três etapas. Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 12 minutos (com duração de 4 minutos para cada reportagem), a etapa 2 terá duração de 9 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 14 minutos (tempo que deverá ser dividido igualmente, a depender da quantidade de grupos existente).
Na etapa 1, os grupos lerão os três trechos de reportagens disponibilizados, conforme explicitado no slide, sendo um a cada 4 minutos. Ao final dos primeiros 4 minutos, os grupos trocarão as reportagens entre si. Esta troca deverá ocorrer duas vezes, de forma que todos tenham acesso às três reportagens.
Na etapa 2, cada grupo confeccionará um mapa mental (esquema que permite ao aluno organizar os assuntos trabalhados de forma estruturada), para fins de relacionar as informações identificadas nas reportagens, conforme indicado no slide.
Na etapa 3, os grupos deverão apresentar seus mapas mentais às demais equipes, explicando a forma como esquematizaram seus trabalhos.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Material necessário:
Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf
Para você saber mais:
CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 07 de março de 2019.
Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml>. Acesso em: 07 mar 2019.
WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca da situação caótica a que os venezuelanos estão submetidos, tomados pela insegurança, violência, constantes conflitos, miséria, fome, doenças, dentre outros. Em seguida, ressalte que, assim como ocorre em outros países da América Latina, são observados fluxos migratórios ao redor da fronteira venezuelana, em busca de auxílio por melhores condições de vida nos países vizinhos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender os motivos relacionados aos movimentos migratórios de venezuelanos para países vizinhos. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Faça uma pesquisa sobre o tema, esses assuntos costumam sofrer modificações. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, os direitos humanos estarão presentes. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Neste momento, questione se os alunos possuem algum conhecimento prévio a respeito da crise política e humanitária vivenciada pelos venezuelanos desde o ano de 2017. Envie aos alunos, pelo WhatsApp, o mapa-múndi disponível aqui, e apresente a Venezuela. Comente os problemas que a Venezuela vem enfrentando nos últimos anos. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Apresente o slide desta etapa, disponível aqui. Nesse momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir. Comente com os alunos que, desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, os venezuelanos têm vivido momentos de caos em seu país, que ocasionam a elevação do número de casos de fome, doenças, miséria e mortes na população. Pergunte o que eles pensam sobre a situação do país e espere os comentários no WhatsApp, mas solicite que façam anotações no caderno também. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos de até 5 alunos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles, disponíveis aqui. Grave um áudio para explicar todos os detalhes. A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as três etapas:
- Na etapa 1, os grupos lerão três trechos de reportagens, disponíveis aqui, conforme explicitado no slide. Essa troca deverá ocorrer duas vezes, de modo que todos tenham acesso às três reportagens;
- Na etapa 2, cada grupo confeccionará um mapa mental (esquema que permite ao aluno organizar os assuntos trabalhados de forma estruturada), para relacionar as informações identificadas nas reportagens, conforme indicado no slide;
- Na etapa 3, os grupos deverão apresentar seus mapas mentais às demais equipes, explicando a forma como esquematizaram seus trabalhos. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, esteja disponível para esclarecer dúvidas pelo WhatsApp. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca da situação caótica a que os venezuelanos estão submetidos, tomados pela insegurança, violência, constantes conflitos, miséria, fome, doenças, dentre outros. Em seguida, ressalte que, assim como ocorre em outros países da América Latina, são observados fluxos migratórios ao redor da fronteira venezuelana, em busca de auxílio para melhores condições de vida nos países vizinhos. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem/assistirem à reportagem sobre a Venezuela disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Peter Trento
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os motivos relacionados aos movimentos migratórios de venezuelanos para países vizinhos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.