GEO8_04UND04 - Imagens contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Cuba: homens ao mar!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
CORDEIRO, Tiago. Fidel Castro deu educação e saúde ao povo cubano? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/fidel-castro-deu-educacao-e-saude-ao-povo-cubano/>. Acesso em: 10 mar 2019.
Cuba põe em vigor reforma migratória que elimina impedimentos para viajar. Agência EFE. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/01/13/cuba-poe-em-vigor-reforma-migratoria-que-elimina-impedimentos-para-viajar.htm>. Acesso em: 24 fev 2019.
Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml>. Acesso em: 24 fev 2019.
MURILLO, Álvaro. Imigrantes cubanos na Costa Rica retomam seu caminho para os EUA. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/13/internacional/1452707433_313744.html>. Acesso em: 24 fev 2019.
670 mil cubanos viajaram ao exterior após fim de restrições. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/670-mil-cubanos-viajaram-ao-exterior-apos-fim-de-restricoes/>. Acesso em: 24 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos migratórios realizados pelos cubanos. Em seguida, comente que Cuba é um país socialista marcado por um rígido controle da sociedade exercido pelo Estado, sobretudo no período em que os irmãos Fidel Castro e Raul Castro ocupavam o cargo da presidência do país (1976-2008; 2008-2018, respectivamente).
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país cubano. Em seguida, ressalte que muitos cubanos emigram no intuito de conseguirem asilo político em outros países, em busca de melhores condições de vida em um lugar onde não ocorra um controle rígido da população por parte Estado. Devido a esse intenso controle, muitos cubanos migram ilegalmente para países que ofereçam fatores atrativos diversos, como emprego, liberdade de expressão, dentre outros. Em seguida, comente com os alunos que uma política migratória denominada “Pés secos, pés molhados”, instaurada em 1995, foi interrompida pelo então presidente Barack Obama em 2017. Suas regras permitiam que migrantes cubanos, já em solo americano, poderiam reconstruir suas vidas nos Estados Unidos, ainda que sem visto; ao passo que aqueles que fossem capturados antes de entrarem ilegalmente em território americano, seriam deportados.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2003, quando um migrante cubano, recém chegado na Base Naval de Guantánamo, tentava se esconder dos militares com receio de ser deportado. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Por quais motivos pessoas arriscam suas vidas diariamente ao tentarem fugir de seus países?”
Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2015, quando oito cubanos (sete homens e uma mulher) eram resgatados do fundo de um penhasco, em Porto Rico. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Quais as possíveis consequências de uma tentativa de fuga frustrada?”, “O que você faria se estivesse no lugar deles? Justifique.”
Imagens contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que é comum atletas cubanos que representam seus países em jogos internacionais aproveitarem a saída de Cuba em busca de asilo político.
Posteriormente, ressalte com os alunos que os aspectos positivos cubanos também devem ser considerados, como exemplo a redução no índice de mortalidade infantil, a formação e disponibilidade de médicos qualificados no país e melhorias na área de educação (com um elevado índice de alfabetizados - o maior índice no continente), no intuito de obterem melhores condições de vida. Questione se os alunos aproveitariam momentos como o apresentado para pedirem asilo político, mesmo que isso pudesse representar, concomitantemente, abrir mão de serviços de qualidade, risco ao seu possível retorno ou punições às suas famílias.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações: Divida a turma em trios e,
em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As
orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no
quadro.
A atividade proposta deve ser
realizada em etapas, ou seja, cada trio realizará as três atividades.
Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 2 minutos, a etapa 2 terá
duração de 11 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 21 minutos (7 minutos
para cada integrante).
Na etapa 1, os trios
definirão qual dos envolvidos na situação hipotética cada um deles
representará, conforme explicitado no slide.
Na etapa 2, os alunos farão
em seus cadernos, individualmente, um levantamento dos pontos de vista que
conduzirão cada um deles na conversa que ocorrerá na etapa seguinte, conforme
indicado no slide. Desta forma, um
aluno representará o atleta cubano que solicita asilo político; outro
representará um cidadão comum do país que cedia os jogos olímpicos, enfatizando
seu ponto de vista acerca da situação exposta; e o outro integrante
representará o governo de Cuba, explicitando por que os cubanos devem voltar ao
seu país de origem, seja voluntariamente ou não.
Na etapa 3, os trios deverão
conversar acerca da situação hipotética apresentada, assumindo seus papéis
(definidos na etapa 1) e levantando seus pontos de vista na tentativa de
convencer os demais integrantes de seus ideais.
Enquanto os alunos
desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a
adequadamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca dos motivos que levam cubanos a migrarem para outros países. Em seguida, ressalte que são contínuos os fluxos migratórios ao redor do mundo e, no caso de Cuba, ocorrem predominantemente de maneira voluntária pelos cidadãos, que buscam asilo político e melhores condições de vida em outros lugares.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender os motivos que levam os cubanos a migrarem para outros países. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o debate a respeito da desigualdade social estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos, pelo WhatsApp, o mapa-múndi disponível aqui, e apresente Cuba. Em seguida, ressalte que muitos cubanos emigram no intuito de conseguirem asilo político em outros países, em busca de melhores condições de vida em um lugar onde não ocorra um controle tão rígido da população por parte Estado. Envie então a imagem disponível aqui. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2003, quando um migrante cubano, recém-chegado à Base Naval de Guantánamo, tentava se esconder dos militares com receio de ser deportado. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Por quais motivos pessoas arriscam suas vidas diariamente tentando fugir de seus países?”. Solicite que eles anotem as respostas em seus cadernos. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir. "Assim como já ocorrera em outras edições das Olimpíadas, no ano de 2016, atletas cubanos que representavam seu país decidiram não retornar ao local de origem devido ao rígido controle do Estado a que sempre estiveram submetidos". Questione o que eles acham disso. Espere as respostas pelo WhatsApp. Comente com os alunos que é comum atletas cubanos que representam seu país em jogos internacionais aproveitarem a saída de Cuba em busca de asilo político. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a situação hipotética apresentada no slide disponível aqui. A atividade proposta deve ser realizada em etapas, ou seja, cada trio realizará as três atividades.
Na etapa 1, os trios definirão qual dos envolvidos na situação hipotética cada um deles representará, conforme explicitado no slide.
Na etapa 2, os alunos farão em seus cadernos, individualmente, um levantamento dos pontos de vista que conduzirão cada um deles na conversa que ocorrerá na etapa seguinte, conforme indicado no slide. Dessa forma, um aluno representará o atleta cubano que solicita asilo político; outro representará um cidadão comum do país que sedia os Jogos Olímpicos, enfatizando seu ponto de vista acerca da situação exposta, e o outro integrante representará o governo de Cuba, explicitando por que os cubanos devem voltar ao seu país de origem, seja voluntariamente ou não.
Na etapa 3, os trios deverão conversar acerca da situação hipotética apresentada, assumindo seus papéis (definidos na etapa 1) e levantando seus pontos de vista na tentativa de convencer os demais integrantes de seus ideais. Fique à disposição dos alunos para sanar qualquer dúvida via WhatsApp. Solicite que os alunos enviem suas produções à toda a turma no final. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, solicite que os alunos reflitam acerca dos motivos que levam cubanos a migrarem para outros países. Em seguida, ressalte que são contínuos os fluxos migratórios ao redor do mundo e, no caso de Cuba, ocorrem predominantemente de maneira voluntária pelos cidadãos, que buscam asilo político e melhores condições de vida em outros lugares. Aproveite para perguntar se algum aluno ficou com dúvidas. Tempo estimado: 15 minutos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Peter Trento
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os motivos relacionados aos movimentos migratórios de venezuelanos para países vizinhos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.